Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS QUE DIALOGAM COM AS POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANOS INICIAIS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Práticas pedagógicas nos anos iniciais são identificadas como fase de atendimento às necessidades da criança, no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas para a inserção no sistema da escrita alfabética. As crianças chegam mais cedo aos sistemas de ensino, como previsto na legislação, aos seis anos de idade. Portanto, um projeto de formação continuada, implementado como política pública, apresenta-se como possibilidade dos docentes compreenderem os contextos históricos, políticos, econômicos, sociais, culturais, educacionais e organizacionais, nos quais se assentam as atuais práticas pedagógicas e as aspirações reais dos educadores e educandos frente às exigências da contemporaneidade. Através das temáticas, distribuídas na estrutura da referida dissertação e, por meio das análises apresentadas pelos registros das participantes da pesquisa, esforçamo-nos para oferecer ao leitor contribuições que possam subsidiar debates e reflexões acerca da temática apresentada. Temos como objetivo investigar a produção de conhecimento perspectivada a partir da formação continuada via projeto de formação institucionalizada pela SEDUC/MT E sua inter-relação com as práticas pedagógicas dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa se caracteriza na perspectiva qualitativa, do tipo Estudo de Caso. A análise dos dados se constituiu pelas bases categoriais, conforme orientação da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Ao final do estudo, constatamos, a partir dos registros e das observações realizadas, que as práticas pedagógicas apontam para a necessidade de uma reavaliação na forma de organização da proposta de formação continuada, para que desperte em cada professor o desejo de atuar de forma crítica e reflexiva.

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