Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO REMOTO: (RE) ESTABELECENDO CONEXÕES NA EXPERIÊNCIA COM O SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89476
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2764
    "inscrito_id" => 15377
    "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO REMOTO: (RE) ESTABELECENDO CONEXÕES NA EXPERIÊNCIA COM O SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O ensino é uma atividade intencional, planejada, visível, externa, que ocorre entre dois elementos, o docente e o discente e estes estão em constante relação produzindo conhecimento. Portanto, a construção desse conhecimento não pode ser entendida como algo individual, é produto da atividade e relações humanas marcados social e culturalmente. Pensando a relação professor/aluno, o professor tem um importante papel que consiste em agir como intermediário entre os conteúdos da aprendizagem e a atividade construtiva para assimilação dos mesmos. E é nessa relação professor-aluno que nosso estudo dedica máxima atenção, a partir do relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que foi realizada no contexto remoto. Isto posto objetivamos socializar a experiência quanto as estratégias e metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem realizadas com os alunos tendo em vista a relação professor-aluno e como essa se (re) estabeleceu nos tempos remotos. Pudemos perceber que o uso de estratégias e recursos que são próximos da realidade dos alunos, como o uso de jogos e redes sociais, se apresentaram como um excelente método no estreitamento dessas relações permitindo que eles participassem mais das aulas de Educação Física e tornasse o processo de aprendizado significativo para ambos, professor e aluno, tendo em vista que o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente parte e contemplado pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15377_TB2764_30112022203048.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRYNA SANTANA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "Sabryna Santana"
    "autor_email" => "sabryna.lopes@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89476
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2764
    "inscrito_id" => 15377
    "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO REMOTO: (RE) ESTABELECENDO CONEXÕES NA EXPERIÊNCIA COM O SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O ensino é uma atividade intencional, planejada, visível, externa, que ocorre entre dois elementos, o docente e o discente e estes estão em constante relação produzindo conhecimento. Portanto, a construção desse conhecimento não pode ser entendida como algo individual, é produto da atividade e relações humanas marcados social e culturalmente. Pensando a relação professor/aluno, o professor tem um importante papel que consiste em agir como intermediário entre os conteúdos da aprendizagem e a atividade construtiva para assimilação dos mesmos. E é nessa relação professor-aluno que nosso estudo dedica máxima atenção, a partir do relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que foi realizada no contexto remoto. Isto posto objetivamos socializar a experiência quanto as estratégias e metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem realizadas com os alunos tendo em vista a relação professor-aluno e como essa se (re) estabeleceu nos tempos remotos. Pudemos perceber que o uso de estratégias e recursos que são próximos da realidade dos alunos, como o uso de jogos e redes sociais, se apresentaram como um excelente método no estreitamento dessas relações permitindo que eles participassem mais das aulas de Educação Física e tornasse o processo de aprendizado significativo para ambos, professor e aluno, tendo em vista que o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente parte e contemplado pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15377_TB2764_30112022203048.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRYNA SANTANA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "Sabryna Santana"
    "autor_email" => "sabryna.lopes@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ensino é uma atividade intencional, planejada, visível, externa, que ocorre entre dois elementos, o docente e o discente e estes estão em constante relação produzindo conhecimento. Portanto, a construção desse conhecimento não pode ser entendida como algo individual, é produto da atividade e relações humanas marcados social e culturalmente. Pensando a relação professor/aluno, o professor tem um importante papel que consiste em agir como intermediário entre os conteúdos da aprendizagem e a atividade construtiva para assimilação dos mesmos. E é nessa relação professor-aluno que nosso estudo dedica máxima atenção, a partir do relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que foi realizada no contexto remoto. Isto posto objetivamos socializar a experiência quanto as estratégias e metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem realizadas com os alunos tendo em vista a relação professor-aluno e como essa se (re) estabeleceu nos tempos remotos. Pudemos perceber que o uso de estratégias e recursos que são próximos da realidade dos alunos, como o uso de jogos e redes sociais, se apresentaram como um excelente método no estreitamento dessas relações permitindo que eles participassem mais das aulas de Educação Física e tornasse o processo de aprendizado significativo para ambos, professor e aluno, tendo em vista que o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente parte e contemplado pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.