Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como uma coleção de livros didáticos de Francês Língua Estrangeira (FLE) aborda estratégias de leitura (EL) em suas atividades de compreensão escrita. Nossa base teórica ancora-se na concepção que define a leitura enquanto um ato no interior do qual o leitor interage com o texto na medida em que lança mão de diversas estratégias para a construção de sentidos (PIETRARÓIA, 2001). Do mesmo modo, apoiamonos nas definições das EL que emergiram dos dados e que são discutidas por diversos autores (SOLÉ, 1998; KOCH, 2003; PEREIRA, 2010; LEFFA, 2016). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cujo foco analítico incidiu sobre os enunciados das questões das atividades de leitura propostas pelos livros didáticos da coleção analisada. Os resultados nos permitiram descrever e analisar como a coleção investe em uma abordagem sistemática e progressiva em torno de quatro EL recorrentemente mobilizadas nas atividades, a saber: mobilização do conhecimento prévio, levantamento de hipóteses, scanning e leitura detalhada.