Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88497
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1143
    "inscrito_id" => 12491
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como uma coleção de livros didáticos de Francês Língua Estrangeira (FLE) aborda estratégias de leitura (EL) em suas atividades de compreensão escrita. Nossa base teórica ancora-se na concepção que define a leitura enquanto um ato no interior do qual o leitor interage com o texto na medida em que lança mão de diversas estratégias para a construção de sentidos (PIETRARÓIA, 2001). Do mesmo modo, apoiamo\x02nos nas definições das EL que emergiram dos dados e que são discutidas por diversos autores (SOLÉ, 1998; KOCH, 2003; PEREIRA, 2010; LEFFA, 2016). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cujo foco analítico incidiu sobre os enunciados das questões das atividades de leitura propostas pelos livros didáticos da coleção analisada. Os resultados nos permitiram descrever e analisar como a coleção investe em uma abordagem sistemática e progressiva em torno de quatro EL recorrentemente mobilizadas nas atividades, a saber: mobilização do conhecimento prévio, levantamento de hipóteses, scanning e leitura detalhada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12491_TB1143_20062022181627.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE ALVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE"
    "autor_email" => "marilene.alves@estudante."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88497
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1143
    "inscrito_id" => 12491
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como uma coleção de livros didáticos de Francês Língua Estrangeira (FLE) aborda estratégias de leitura (EL) em suas atividades de compreensão escrita. Nossa base teórica ancora-se na concepção que define a leitura enquanto um ato no interior do qual o leitor interage com o texto na medida em que lança mão de diversas estratégias para a construção de sentidos (PIETRARÓIA, 2001). Do mesmo modo, apoiamo\x02nos nas definições das EL que emergiram dos dados e que são discutidas por diversos autores (SOLÉ, 1998; KOCH, 2003; PEREIRA, 2010; LEFFA, 2016). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cujo foco analítico incidiu sobre os enunciados das questões das atividades de leitura propostas pelos livros didáticos da coleção analisada. Os resultados nos permitiram descrever e analisar como a coleção investe em uma abordagem sistemática e progressiva em torno de quatro EL recorrentemente mobilizadas nas atividades, a saber: mobilização do conhecimento prévio, levantamento de hipóteses, scanning e leitura detalhada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12491_TB1143_20062022181627.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE ALVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE"
    "autor_email" => "marilene.alves@estudante."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como uma coleção de livros didáticos de Francês Língua Estrangeira (FLE) aborda estratégias de leitura (EL) em suas atividades de compreensão escrita. Nossa base teórica ancora-se na concepção que define a leitura enquanto um ato no interior do qual o leitor interage com o texto na medida em que lança mão de diversas estratégias para a construção de sentidos (PIETRARÓIA, 2001). Do mesmo modo, apoiamonos nas definições das EL que emergiram dos dados e que são discutidas por diversos autores (SOLÉ, 1998; KOCH, 2003; PEREIRA, 2010; LEFFA, 2016). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cujo foco analítico incidiu sobre os enunciados das questões das atividades de leitura propostas pelos livros didáticos da coleção analisada. Os resultados nos permitiram descrever e analisar como a coleção investe em uma abordagem sistemática e progressiva em torno de quatro EL recorrentemente mobilizadas nas atividades, a saber: mobilização do conhecimento prévio, levantamento de hipóteses, scanning e leitura detalhada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.