Este artigo busca investigar e compreender em que medida as iniciativas realizadas pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará impactam no acesso dos jovens estudantes da escola pública ao ensino superior. Para tanto, analisamos o ENEM como política de estado, contextualizando os fundamentos e princípios de sua criação e avaliamos os impactos das políticas implementadas pela Secretaria da Educação, em particular a iniciativa ENEM Chego Junto Chego Bem, nas dimensões sociais, econômicas e profissionais dos indivíduos e da família. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, foi possível constatar, a partir de análises prévias, que as iniciativas em torno do novo Enem são de fundamental importância para auxiliar o jovem de escola pública a ter a possibilidade de acesso e permanência no ensino superior. Além disso, constatou-se que a pandemia do novo coronavírus, que impediu a realização de diversas dessas ações, evidenciou ainda mais as desigualdades entre os estudantes, como se pode comprovar pelo alto índice de desistência no ENEM aplicado em 2020. Demonstra-se, assim, a importância do desenvolvimento destas iniciativas por parte das Secretarias da Educação, de forma a assegurar tanto o ingresso quanto a permanência destes estudantes no ensino superior.