O artigo é resultado de uma pesquisa teórica sobre os novos desafios enfrentados pela escola no processo de ensino-aprendizagem na atual conjuntura contemporânea e objetiva refletir sobre os paradigmas do ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Isto torna-se importante dada a complexidade, quantidade e rapidez das informações advindas das tecnologias das informações e do processo global. Percebe-se que um dos maiores dilemas no processo de ensino-aprendizagem é o acompanhamento da produção de saberes no mundo contemporâneo, de modo que um ensino fragmentado do conhecimento impossibilita o entendimento dos alunos sobre os fenômenos contemporâneos e a ampliação do diálogo entre a escola e a sociedade globalizada. Uma das formas para reverter esse quadro está no campo da construção de um conhecimento contextualizado. A prática do ensino-aprendizagem precisa estar relacionada com a sociedade atual, não visando um ensino com características centradas apenas para a preparação dos alunos para a aprovação do ENEM e o ingresso no mercado de trabalho. É fundamental pensarmos em um ensino que possa permitir a construção de um conhecimento crítico entre professores e alunos, visando ampliar as possibilidades dos alunos no processo de construção de novas formas de produção do saber e possibilitando o entendimento sobre a sociedade e o mundo em que vive.