O presente trabalho relata a importância do diagnóstico precoce da dislexia em alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Definida como sendo um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia pode causar grandes prejuízos ao desenvolvimento da criança. Para a construção deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de adquirir informações sobre a dislexia: os significados, suas causas e os possíveis tratamentos para a amenização deste distúrbio que tanto afeta a aprendizagem do indivíduo em sua fase escolar. Pesquisou-se, para isso, obras de autores como Coelho (2011), Gomes (2010) e Varella (2011). Como resultado da pesquisa constatamos a importância do diagnóstico precoce da criança disléxica. Enfatizando que a motivação, o desenvolvimento de aptidões cognitivas e procedimentais são fatores essenciais no trabalho com um aluno disléxico. Portanto, a criança com dislexia necessita de ajuda de profissionais capacitados para ajudá-la a se superar. Cabe à escola e ao professor mediar esse conhecimento, ciente de que a dislexia tem vários níveis e grupos, cada um tendo sua especificidade deverá receber o devido tratamento sugerido por especialistas na área. Concluímos que, para uma criança com distúrbio faz-se essencial bons estímulos para o desenvolvimento da aprendizagem. Ressaltamos a importância de mais pesquisas relacionadas aos transtornos de aprendizagem, assim como ações relacionadas a temática, voltadas às escolas públicas que ainda enfrentam dificuldades para identificar transtornos e intervir de maneira eficaz nos estudantes que são diagnosticados com tais distúrbios.