A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica a necessidade dos alunos do 1º ao 5º ano serem capazes de identificar e usar adequadamente os sinais de pontuação relacionados à pontuação da frase e à pontuação enunciativa. Este estudo tem por objetivo descrever e analisar quais são os sinais de pontuação trabalhados na Coleção Ápis do Ensino Fundamental I, como eles são apresentados aos alunos de cada ano escolar e de que modo eles estão relacionados às habilidades propostas pela BNCC. Nos cinco volumes que compõem a Coleção Ápis, identificamos os sinais de pontuação ensinados em cada ano escolar, considerando tanto as atividades propostas no livro do aluno, quanto às orientações oferecidas ao professor: o ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, travessão, vírgula e as aspas são os sinais gráficos ensinados do 1° ao 5° ano; já o ponto e vírgula aparece nas atividades do 1°, 2° e 4º; enquanto as reticências são trabalhadas do 2° ao 5°; o hífen no 4° e 5°; o apóstrofo (3° ano), os parênteses (5º ano) e o ponto de exclamação seguido de interrogação (5° ano). No total identificamos 85 atividades onde o ensino desses sinais ocorre, distribuídas nos 5 volumes da Coleção e que estão relacionadas ao eixo de leitura, de escrita, de oralidade e de análise linguística. Também foi observado uma diferença no tratamento didático e nas orientações dadas ao professor, proposta ao longo dos anos escolares, tendo em vista que no livro do aluno algumas atividades se aprofundam mais no ensino da pontuação do que as orientações dadas ao professor. Esses resultados indicam que o ensino desses sinais de pontuação ocorre de modo gradual e sistemático, adequando-se o grau de complexidade ao perfil do aluno de cada nível escolar. Sua presença na Coleção está alinhada às habilidades da BNCC.