Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE CONCEPÇÕES, DISCURSOS E PRÁTICAS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Com o cenário pandêmico, houve a necessidade de mudanças no âmbito educacional, o que incluiu desde a apresentação de uma nova modalidade de ensino até a apropriação de tecnologias com fins educativos por parte de professores e alunos e adoção de recursos diferenciados. No Brasil, dado o contexto educacional inclusivo, um panorama ainda em construção, que exige do docente uma mudança atitudinal e uma maior instrumentalização, as metodologias se destacam por isso. No bojo do que compreendemos como metodologias escolares, está a flexibilização curricular, fundamental, para que mesmo à distância, os alunos fossem atendidos pelo sistema educacional. Operar metodologias a partir do que preconiza a flexibilização curricular, prevista por lei, implica que docente tenha domínio sobre ela. Mas que concepção de flexibilização curricular os docentes têm? Como ela se mostra no dia a dia da sala de aula? O trabalho “A flexibilização curricular na formação de professores: entre concepções, discursos e práticas” visa, pois, analisar as discussões e debates acerca da flexibilização curricular no recorte da educação inclusiva e de sua relevância da formação docente. Adota o seguinte questionamento central: É possível que o enfoque do tema na formação dos docentes implique alterações significativas nas práticas pedagógicas? Adotaremos como procedimento metodológico, nesse trabalho de natureza qualitativa, a pesquisa bibliográfica e documental, baseada em trabalhos sobre o tema como instrumentos legais, livros, teses e artigos científicos. Estes últimos com marco temporal dos últimos 5 anos. Os instrumentais técnicos utilizados serão o pensamento analítico, reflexivo e crítico sobre os pontos elencados. Os resultados pretendem revelar a importância da flexibilização curricular no espaço da formação de professores, na perspectiva de que o profissional formado esteja apto a atuar nesse contexto educacional de modificações constantes. Envolvendo em tal aspecto a noção de oportunidade para educadores repensarem sua formação, confrontando suas experiências e competências.

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