RESUMO As histórias em quadrinhos (HQ) e seus diversos gêneros figuram-se como um meio de comunicação de grande popularidade, principalmente entre os jovens. No contexto da prática docente, os quadrinhos podem ser utilizados de forma interdisciplinar, a partir de diversos enfoques e temáticas, como no ensino de Geografia perante o tema população brasileira. Assim, este artigo tem por objetivo evidenciar como as histórias em quadrinhos contribuem para o ensino de Geografia, a partir de práticas pedagógicas sobre a temática população brasileira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação, resultante de atividades pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Geografia, numa escola pública de ensino fundamental da Paraíba, durante o ano letivo de 2022. A prática docente foi materializada em três momentos: o primeiro contou com a sondagem e explanação da temática população brasileira; o segundo se deu na realização de uma atividade em sala de aula para averiguar a aprendizagem dos alunos; e o terceiro corresponde à produção de HQ. A prática docente evidenciou que as HQ se enquadram como uma alternativa atrativa e motivadora para o ensino de Geografia; tornam as aulas mais dinâmicas; permitem aos alunos fazerem uma leitura geográfica mais atenta sobre a população brasileira, ao relacionar texto e imagens no processo de ensino e aprendizagem; e ainda potencializam a compreensão das diferentes concepções que envolvem a diversidade geográfica do povo do Brasil.