SILVA, Barbara Chagas Da et al.. O ensino de cálculo mental por meio de desafios. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89736>. Acesso em: 22/11/2024 01:16
Este trabalho compartilha uma experiência educacional realizada em um município do Estado do Pará, onde realizaram-se ações que visam a melhoria do cálculo mental a partir de estratégias de desafios que consideram acerto e tempo de realização de atividades. Na referida ação, os autores deste projeto coordenaram uma formação de professores para práticas mais lúdicas, com sugestões de atividades que utilizam as cores como gatilhos de memória e exercícios de neuroaprendizagem, entre eles, os desafios de Cálculo Mental (DCM). Para tanto, realizou-se uma investigação quantitativa, ainda de caráter exploratório, que consistiu na aplicação do DCM durante os dois turnos de funcionamento da escola participante, ou seja, manhã e tarde, atendendo 19 turmas distribuídas entre 1º e 8º anos escolares, perfazendo o total de 441 alunos. Os resultados apontaram que o número de erros é maior que o número de acertos nas provas dos alunos matriculados nos primeiros anos do ensino fundamental. As operações fundamentais formam uma base para os demais anos escolares, principalmente quanto aos conceitos e relações em Matemática e nas tabuadas podemos basear a sedimentação destes conhecimentos e, por isso, esta investigação ainda precisa ser aprofundada.