Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS E BRINCADEIRAS: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO PARA CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo discute acerca do uso de jogos e brincadeiras na construção de conhecimento, buscando identificar os benefícios deste uso no desenvolvimento de habilidades infantis com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Imperatriz- Maranhão. Por meio de práticas vivenciadas no campo de estágio curricular supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, busca-se entender de que forma a utilização de jogos e brincadeiras contribui para essa construção de conhecimentos. Fez-se uma pesquisa de campo, com observação participante e regência de sala de aula, e utilizou-se de uma abordagem qualitativa para buscar conhecer, identificar e apontar como se dá essa prática com crianças de seis anos de idade, dentro de um contexto socioeconômico diversificado, por entender que o contexto lúdico está presente no dia-a-dia dos pequenos, tanto dentro como fora do ambiente escolar. Tentando compreender quem são essas crianças, como foi inserida essa utilização na turma específica do 1º ano e em como a utilização de jogos e brincadeiras na sala de aula podem contribuir para a articulação de experiências, percebe-se a importância do papel do professor como articulador de práticas e vivências, identificando também como pode favorecer para as crianças o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, autonomia e o respeito.

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