Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE CORDÉIS E XILOGRAVURAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LINGUAGENS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88304
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 486
    "inscrito_id" => 11393
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CORDÉIS E XILOGRAVURAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LINGUAGENS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um estudo de caso sobre a utilização da literatura de cordel e das xilogravuras como metodologias no ensino de linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental da Unidade Escolar Municipal José Jubelino de Macedo no município de Padre Marcos, estado do Piauí. Vale ressaltar que a escola a qual essa pesquisa foi aplicada é uma escola do/no campo e atende alunos de ensino fundamental anos iniciais com turmas regulares e também oferta a educação de jovens e adultos-EJA. Ao todo atualmente a escola possui 184 alunos matriculados e funciona em três turnos. Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas de todo o país, em decorrência do covid 19 e seguindo os decretos dos governos estadual e federal, fez-se necessário a utilização de aulas em formato remoto. Ou seja, professores, alunos e os pais tiveram que se reinventarem para que os alunos pudessem ter acesso às aulas e aos conteúdos propostos. Diante desse cenário de aulas remotas, foi sugerida pelos professores e gestão escolar uma proposta de trabalhar com os alunos a literatura de cordel e a xilogravura como forma de incentivar os alunos na leitura e na escrita. O projeto proposto foi trabalhado de forma remota, com as aulas online e a sua culminância foi uma exposição presencial de todo material produzido pelos alunos na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID10980_TB486_26062022160044.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDO PAULO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "GILDO"
    "autor_email" => "gildopaulo2010@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88304
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 486
    "inscrito_id" => 11393
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CORDÉIS E XILOGRAVURAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LINGUAGENS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um estudo de caso sobre a utilização da literatura de cordel e das xilogravuras como metodologias no ensino de linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental da Unidade Escolar Municipal José Jubelino de Macedo no município de Padre Marcos, estado do Piauí. Vale ressaltar que a escola a qual essa pesquisa foi aplicada é uma escola do/no campo e atende alunos de ensino fundamental anos iniciais com turmas regulares e também oferta a educação de jovens e adultos-EJA. Ao todo atualmente a escola possui 184 alunos matriculados e funciona em três turnos. Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas de todo o país, em decorrência do covid 19 e seguindo os decretos dos governos estadual e federal, fez-se necessário a utilização de aulas em formato remoto. Ou seja, professores, alunos e os pais tiveram que se reinventarem para que os alunos pudessem ter acesso às aulas e aos conteúdos propostos. Diante desse cenário de aulas remotas, foi sugerida pelos professores e gestão escolar uma proposta de trabalhar com os alunos a literatura de cordel e a xilogravura como forma de incentivar os alunos na leitura e na escrita. O projeto proposto foi trabalhado de forma remota, com as aulas online e a sua culminância foi uma exposição presencial de todo material produzido pelos alunos na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID10980_TB486_26062022160044.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDO PAULO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "GILDO"
    "autor_email" => "gildopaulo2010@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso sobre a utilização da literatura de cordel e das xilogravuras como metodologias no ensino de linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental da Unidade Escolar Municipal José Jubelino de Macedo no município de Padre Marcos, estado do Piauí. Vale ressaltar que a escola a qual essa pesquisa foi aplicada é uma escola do/no campo e atende alunos de ensino fundamental anos iniciais com turmas regulares e também oferta a educação de jovens e adultos-EJA. Ao todo atualmente a escola possui 184 alunos matriculados e funciona em três turnos. Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas de todo o país, em decorrência do covid 19 e seguindo os decretos dos governos estadual e federal, fez-se necessário a utilização de aulas em formato remoto. Ou seja, professores, alunos e os pais tiveram que se reinventarem para que os alunos pudessem ter acesso às aulas e aos conteúdos propostos. Diante desse cenário de aulas remotas, foi sugerida pelos professores e gestão escolar uma proposta de trabalhar com os alunos a literatura de cordel e a xilogravura como forma de incentivar os alunos na leitura e na escrita. O projeto proposto foi trabalhado de forma remota, com as aulas online e a sua culminância foi uma exposição presencial de todo material produzido pelos alunos na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.