Diante de um cenário em que a Educação assume cada vez mais um local de destaque no que tange à busca por melhores índices de desenvolvimento das nações, a formação de professores passa a ter um papel ímpar dentro das universidades brasileiras. O conteúdo de tal formação, tanto o prático, quanto o teórico, é extenso e demanda um grau de intersecção entre distintos campos do saber, tais como: Psicologia, Pedagogia, Metodologia, Sociologia Educacional e Filosofia da Educação, dentre outros. Em função disso, não é raro que os cursos de formação inicial de professores não deem conta de cobrir todos os pontos basilares de tão complexa missão. Para tentar sanar essa lacuna que, por vezes, se instaura, os programas de pesquisa e extensão, bem como os cursos de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento têm um papel crucial. Isto se dá devido ao fato de que esses cursos complementarão a formação inicial com o intuito do crescimento de um profissional que precisa estar em constante formação. Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo mostrar, por meio do resultado de uma pesquisa de doutorado, a importância da formação continuada como forma de desenvolvimento e crescimento profissional. O estudo de cunho qualitativo contou com a participação de professores que responderam um questionário digital ou participaram de uma entrevista narrativa, cujas respostas de ambos os instrumentos foram analisadas a partir do conceito de ‘asserções’ num recorte temporal de aproximadamente 5 anos. Dentre os resultados obtidos, insights, trocas e aprendizados foram pontos destacados pelos participantes quando se trata da participação em eventos formativos.