As relações estabelecidas entre os estudos geográficos a partir da inserção da Cartografia são históricas. Nos últimos séculos, a Cartografia contribuiu significativamente para compreensão e análise do espaço geográfico, e mais recentemente, por meio do Geoprocessamento e da comunicação Cartográfica, através da semiologia gráfica, possibilitaram uma nova proposta metodológica para o ensino da Geografia, tendo em vista que, o mapa não deve ser somente expositivo, mas responsável por desencadear raciocínios para o entendimento do espaço geográfico. Dentro dessa perspectiva, objetiva-se descrever a importância da linguagem cartográfica, a partir das representações cartográficas, como método de ensino-aprendizagem no ensino da Geografia em duas Regiões Imeditas, compreendendo assim, a proeminência da prática docente ao estabelecer um novo olhar à Cartografia. Metodologicamente, a pesquisa tem um caráter qualitativo estando alicerçada a partir do levantamento da literatura e aplicação de questionário, onde foi utilizado o Google forms, para posterior tratamento das informações. As discussões que podemos estabelecer a partir dos resultados estabelecem parâmetros que passam pela formação do professor. A falta de investimentos em laboratórios, softwares e equipamentos inviabilizam o desenvolvimento acadêmico na disciplina de Cartografia que possibilitaram aos estudantes de Geografia desenvolver suas atividades docentes priorizando a educação cartográfica.