Estudos desenvolvidos, atualmente, em torno da abordagem da Literatura Infanto-Juvenil, em sala de aula, atestam que é necessário um ensino pautado na ludicidade e na transformação do real. É concomitante com essa perspectiva que esta proposta se apresenta. Sugerimos um ensino de leitura e interpretação para ser executada nas séries iniciais do Ensino Fundamental II, partindo da obra Os colegas, de Lygia Bojunga Nunes. Esse texto é importante para ser trabalhado com pequenos-aprendizes uma vez que explora diversos recursos linguísticos como onomatopeias, repetições, uso de expressões cotidianas dentre outros elementos linguísticos que aproximam o pequeno leitor da história narrada, sugerindo uma identificação com o texto. Dessa forma, nossa proposta pauta-se na execução de diversas atividades que explorem esses recursos acima citados, além de incentivar a leitura coletiva da obra, influenciando também para o aperfeiçoamento da leitura. Busca-se, dessa forma, conduzir os aprendizes por caminhos que os levem à reflexão sobre a natureza humana e às situações reais do cotidiano vivido por eles, apresentados na obra através dos protagonistas vivenciados por animais, que nada mais são do que seres humanos transformados em bichos. Para fundamentar nossa pesquisa apoiamo-nos em Silva (2010), Zilberman e Magalhães (1987), Rouxel (2013), Cosson (2014) dentre outros estudiosos que contribuem para as pesquisas sobre o ensino de Literatura e mais especificamente de Literatura Infanto-Juvenil em sala de aula. Almejamos incentivar professores atuantes e, em formação, a ensinarem seus aprendizes através da ludicidade e do prazer pela leitura literária.