Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O DIÁLOGO EXISTENTE ENTRE O ENSINO DE ARTES NOS ANOS INICIAIS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL.

Palavra-chaves: ENSINO DE ARTES, SURDOS, ANOS INICIAIS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8986
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1750
    "inscrito_id" => 475
    "titulo" => "O DIÁLOGO EXISTENTE ENTRE O ENSINO DE ARTES NOS ANOS INICIAIS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL."
    "resumo" => "A Arte é a mimese da vida por definição. Mas, são poucos os que a entendem a fundo. Será que isso se dá porque não somos ensinados a apreciá-la como deveríamos? Ou, será por que o ensino da mesma restringe-se à pintura, colagens e feituras de desenhos? Este artigo visa trazer a tona não as indagações quanto ao ensino-aprendizagem de Arte nas escolas, senão, no contexto do aluno surdo; afinal, eles são os marginalizados não apenas com essa matéria, senão também nas outras. Tomamos a disciplina de Artes, e não outra, por crermos que ela pode auxiliar o surdo na compreensão de temas abstratos, afinal, os surdos possuem uma Literatura e nela estão presentes também os poemas, que é uma forma de Arte. Pretendemos, então, analisar como esta disciplina está sendo dada na escola de Audiocomunicação da cidade de Campina Grande, em uma série inicial, pois é nesta fase que aprendemos a cortar e a colar, além de pintar e desenhar. Faremos então, uma digressão histórica tanto quanto o ensino e o surgimento da Arte como sobre a educação especial com foco na pessoa surda a fim de termos um apanhado geral sobre a educação Especial no Brasil voltado ao ensino da Arte como disciplina escolar. Para tanto, usaremos como referencial teórico a temática da Educação de Surdos pautando-nos em Strobel (2008) e em Freire (2014)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTES, SURDOS, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_11_01_01_idinscrito_475_1aa7d12311e098bc041fffd5c8ae8352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE MARINHO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE MARINHO"
    "autor_email" => "edilenemarinhopb@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8986
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1750
    "inscrito_id" => 475
    "titulo" => "O DIÁLOGO EXISTENTE ENTRE O ENSINO DE ARTES NOS ANOS INICIAIS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL."
    "resumo" => "A Arte é a mimese da vida por definição. Mas, são poucos os que a entendem a fundo. Será que isso se dá porque não somos ensinados a apreciá-la como deveríamos? Ou, será por que o ensino da mesma restringe-se à pintura, colagens e feituras de desenhos? Este artigo visa trazer a tona não as indagações quanto ao ensino-aprendizagem de Arte nas escolas, senão, no contexto do aluno surdo; afinal, eles são os marginalizados não apenas com essa matéria, senão também nas outras. Tomamos a disciplina de Artes, e não outra, por crermos que ela pode auxiliar o surdo na compreensão de temas abstratos, afinal, os surdos possuem uma Literatura e nela estão presentes também os poemas, que é uma forma de Arte. Pretendemos, então, analisar como esta disciplina está sendo dada na escola de Audiocomunicação da cidade de Campina Grande, em uma série inicial, pois é nesta fase que aprendemos a cortar e a colar, além de pintar e desenhar. Faremos então, uma digressão histórica tanto quanto o ensino e o surgimento da Arte como sobre a educação especial com foco na pessoa surda a fim de termos um apanhado geral sobre a educação Especial no Brasil voltado ao ensino da Arte como disciplina escolar. Para tanto, usaremos como referencial teórico a temática da Educação de Surdos pautando-nos em Strobel (2008) e em Freire (2014)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTES, SURDOS, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_11_01_01_idinscrito_475_1aa7d12311e098bc041fffd5c8ae8352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE MARINHO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE MARINHO"
    "autor_email" => "edilenemarinhopb@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A Arte é a mimese da vida por definição. Mas, são poucos os que a entendem a fundo. Será que isso se dá porque não somos ensinados a apreciá-la como deveríamos? Ou, será por que o ensino da mesma restringe-se à pintura, colagens e feituras de desenhos? Este artigo visa trazer a tona não as indagações quanto ao ensino-aprendizagem de Arte nas escolas, senão, no contexto do aluno surdo; afinal, eles são os marginalizados não apenas com essa matéria, senão também nas outras. Tomamos a disciplina de Artes, e não outra, por crermos que ela pode auxiliar o surdo na compreensão de temas abstratos, afinal, os surdos possuem uma Literatura e nela estão presentes também os poemas, que é uma forma de Arte. Pretendemos, então, analisar como esta disciplina está sendo dada na escola de Audiocomunicação da cidade de Campina Grande, em uma série inicial, pois é nesta fase que aprendemos a cortar e a colar, além de pintar e desenhar. Faremos então, uma digressão histórica tanto quanto o ensino e o surgimento da Arte como sobre a educação especial com foco na pessoa surda a fim de termos um apanhado geral sobre a educação Especial no Brasil voltado ao ensino da Arte como disciplina escolar. Para tanto, usaremos como referencial teórico a temática da Educação de Surdos pautando-nos em Strobel (2008) e em Freire (2014).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.