Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

JOGOS EDUCATIVOS NA DISLEXIA

Palavra-chaves: DISLEXIA, LÚDICO, INFORMÁTICA Comunicação Oral (CO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir causas e diagnóstico da dislexia, como também a importância do lúdico para o desenvolvimento de crianças com este transtorno de aprendizagem, não podendo esquecer o papel mediador do professor na prática pedagógica onde o lúdico está inserido, fazendo com que o indivíduo tenha um bom desenvolvimento em todos os aspectos. Discorremos ainda sobre a importância da informática para o trabalho com crianças com dislexia, no que se refere aos jogos educativos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, verificando que é fundamental compreender: o que é Dislexia? Como diagnosticar? E o tratamento? Compreender também a atividade lúdica para usá-la como recurso pedagógico, como a informática pode ajudar nesse desenvolvimento? A dislexia é um dos vários distúrbios de aprendizagem relacionados à leitura e à escrita que deve ser diagnosticado por uma equipe multidisciplinar. O jogo é utilizado pela escola como um recurso muito eficaz para a realização de atividades com fins educativos, inclusive com crianças com dislexia. Kishimoto(1998) acrescenta que o jogo foi incluído no sistema educativo como um suporte da atividade didática, visando à aquisição de espaço definitivo na educação. A tecnologia também ajuda muito o disléxico, A informática é um processo valioso na construção das funções cognitivas, perceptivas e emocionais das crianças com dislexia, é através desse conhecimento que o professor poderá intervir de maneira efetiva no processo de aquisição de conhecimento e na busca de novos métodos que atendam às reais necessidades de seus alunos com dificuldades de aprendizagem.

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