Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE COREMAS _ PB

Palavra-chaves: DOCENTE, METODOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS Pôster (PO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8416
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1419
    "inscrito_id" => 3475
    "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE COREMAS _ PB"
    "resumo" => "RESUMOA evolução da tecnologia vem acontecendo de maneira rápida e surpreendendo o ser humano com diversas situações do cotidiano e em vários momentos somos surpreendidos com novidades que facilitam a vida, mas ao mesmo tempo dificulta para as pessoas que ainda resiste à importância que esses recursos têm na vida humana atualmente. Com a profissão não é diferente, principalmente o docente que está em contato com muitos alunos, sejam crianças, jovens ou adultos, cada um com um nível de informação diferente e atualizado neste sentido.  A adaptação e absorção dessas novas tecnologias facilitam a aquisição de conhecimento influencia para a criatividade, juízo de valor, aumento da autoestima dos usuários, além de permitir que adquiram novos valores e modifiquem o comportamento transformando as tarefas árduas, negativas e difíceis em algo dinâmico, positivo e fácil. Tudo isso exige a formação de um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e consiga se adaptar a tantas mudanças. Alunos, professores e escola estão à face de uma sociedade da informação tornando assim fundamental o uso das TICs na escola no sentido de possibilitar um ensino-aprendizagem mais criativo, autônomo, colaborativo e interativo. Deve proporcionar dentro da escola uma mudança de paradigma, que vise à aprendizagem e não o acúmulo de informações. O presente trabalho, efeito de pesquisa realizada com profissionais de matemática em escolas públicas e privada na cidade de Coremas, fez uma análise das metodologias desenvolvidas por professores de matemática em sala de aula que contemple o uso de recursos tecnológicos como ferramentas de apoio pedagógico, visto que, são utilizados com grande frequência pelos jovens atualmente, daí a importância do educador aproveitar o momento e utilizá-lo como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Tivemos 10 professores participando da pesquisa, os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com doze questões cujas respostas foram submetidas ao processo de análise de conteúdo, com tratamento quantitativo e qualitativo. Os resultados revelaram que esses profissionais reconhecem a importância do uso desses recursos atualmente, mas, ainda sentem dificuldade no manuseio e na inserção em sala de aula seja por falta de conhecimento na área, por falta de tempo ou resistência de algo que considera novo e não tiveram formação na época em que frequentaram as graduações obtidas. Mostra também que ainda existe a necessidade de uma prática pedagógica que insira o uso de tecnologias diversas em sala de aula para mostrar ao aluno a importância do seu uso como ferramenta de auxilio a aprendizagem e sua formação. Por fim, a maioria dos professores entende a importância do uso de recursos tecnológicos nas salas de aula atuais, mas reconhecem que ainda não tem formação e preparo suficiente para atuar com a demanda de novas tecnologias que surgem a cada momento com mais novidades para interpretar seus sentidos, traçar objetivos pedagógicos com a utilização delas. Concluímos que, no contexto computacional, é preciso que o professor pense sobre a sua prática pedagógica e escolha uma forma de usar o computador de maneira adequada com a finalidade de propiciar alterações no paradigma educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "DOCENTE, METODOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_13_24_40_idinscrito_3475_a280292db2bc2a6882caa8aa62d599f3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINALDA DE SOUSA PIRES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINALDA"
    "autor_email" => "francinaldapires@hotmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8416
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1419
    "inscrito_id" => 3475
    "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE COREMAS _ PB"
    "resumo" => "RESUMOA evolução da tecnologia vem acontecendo de maneira rápida e surpreendendo o ser humano com diversas situações do cotidiano e em vários momentos somos surpreendidos com novidades que facilitam a vida, mas ao mesmo tempo dificulta para as pessoas que ainda resiste à importância que esses recursos têm na vida humana atualmente. Com a profissão não é diferente, principalmente o docente que está em contato com muitos alunos, sejam crianças, jovens ou adultos, cada um com um nível de informação diferente e atualizado neste sentido.  A adaptação e absorção dessas novas tecnologias facilitam a aquisição de conhecimento influencia para a criatividade, juízo de valor, aumento da autoestima dos usuários, além de permitir que adquiram novos valores e modifiquem o comportamento transformando as tarefas árduas, negativas e difíceis em algo dinâmico, positivo e fácil. Tudo isso exige a formação de um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e consiga se adaptar a tantas mudanças. Alunos, professores e escola estão à face de uma sociedade da informação tornando assim fundamental o uso das TICs na escola no sentido de possibilitar um ensino-aprendizagem mais criativo, autônomo, colaborativo e interativo. Deve proporcionar dentro da escola uma mudança de paradigma, que vise à aprendizagem e não o acúmulo de informações. O presente trabalho, efeito de pesquisa realizada com profissionais de matemática em escolas públicas e privada na cidade de Coremas, fez uma análise das metodologias desenvolvidas por professores de matemática em sala de aula que contemple o uso de recursos tecnológicos como ferramentas de apoio pedagógico, visto que, são utilizados com grande frequência pelos jovens atualmente, daí a importância do educador aproveitar o momento e utilizá-lo como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Tivemos 10 professores participando da pesquisa, os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com doze questões cujas respostas foram submetidas ao processo de análise de conteúdo, com tratamento quantitativo e qualitativo. Os resultados revelaram que esses profissionais reconhecem a importância do uso desses recursos atualmente, mas, ainda sentem dificuldade no manuseio e na inserção em sala de aula seja por falta de conhecimento na área, por falta de tempo ou resistência de algo que considera novo e não tiveram formação na época em que frequentaram as graduações obtidas. Mostra também que ainda existe a necessidade de uma prática pedagógica que insira o uso de tecnologias diversas em sala de aula para mostrar ao aluno a importância do seu uso como ferramenta de auxilio a aprendizagem e sua formação. Por fim, a maioria dos professores entende a importância do uso de recursos tecnológicos nas salas de aula atuais, mas reconhecem que ainda não tem formação e preparo suficiente para atuar com a demanda de novas tecnologias que surgem a cada momento com mais novidades para interpretar seus sentidos, traçar objetivos pedagógicos com a utilização delas. Concluímos que, no contexto computacional, é preciso que o professor pense sobre a sua prática pedagógica e escolha uma forma de usar o computador de maneira adequada com a finalidade de propiciar alterações no paradigma educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "DOCENTE, METODOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_13_24_40_idinscrito_3475_a280292db2bc2a6882caa8aa62d599f3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINALDA DE SOUSA PIRES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINALDA"
    "autor_email" => "francinaldapires@hotmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMOA evolução da tecnologia vem acontecendo de maneira rápida e surpreendendo o ser humano com diversas situações do cotidiano e em vários momentos somos surpreendidos com novidades que facilitam a vida, mas ao mesmo tempo dificulta para as pessoas que ainda resiste à importância que esses recursos têm na vida humana atualmente. Com a profissão não é diferente, principalmente o docente que está em contato com muitos alunos, sejam crianças, jovens ou adultos, cada um com um nível de informação diferente e atualizado neste sentido. A adaptação e absorção dessas novas tecnologias facilitam a aquisição de conhecimento influencia para a criatividade, juízo de valor, aumento da autoestima dos usuários, além de permitir que adquiram novos valores e modifiquem o comportamento transformando as tarefas árduas, negativas e difíceis em algo dinâmico, positivo e fácil. Tudo isso exige a formação de um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e consiga se adaptar a tantas mudanças. Alunos, professores e escola estão à face de uma sociedade da informação tornando assim fundamental o uso das TICs na escola no sentido de possibilitar um ensino-aprendizagem mais criativo, autônomo, colaborativo e interativo. Deve proporcionar dentro da escola uma mudança de paradigma, que vise à aprendizagem e não o acúmulo de informações. O presente trabalho, efeito de pesquisa realizada com profissionais de matemática em escolas públicas e privada na cidade de Coremas, fez uma análise das metodologias desenvolvidas por professores de matemática em sala de aula que contemple o uso de recursos tecnológicos como ferramentas de apoio pedagógico, visto que, são utilizados com grande frequência pelos jovens atualmente, daí a importância do educador aproveitar o momento e utilizá-lo como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Tivemos 10 professores participando da pesquisa, os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com doze questões cujas respostas foram submetidas ao processo de análise de conteúdo, com tratamento quantitativo e qualitativo. Os resultados revelaram que esses profissionais reconhecem a importância do uso desses recursos atualmente, mas, ainda sentem dificuldade no manuseio e na inserção em sala de aula seja por falta de conhecimento na área, por falta de tempo ou resistência de algo que considera novo e não tiveram formação na época em que frequentaram as graduações obtidas. Mostra também que ainda existe a necessidade de uma prática pedagógica que insira o uso de tecnologias diversas em sala de aula para mostrar ao aluno a importância do seu uso como ferramenta de auxilio a aprendizagem e sua formação. Por fim, a maioria dos professores entende a importância do uso de recursos tecnológicos nas salas de aula atuais, mas reconhecem que ainda não tem formação e preparo suficiente para atuar com a demanda de novas tecnologias que surgem a cada momento com mais novidades para interpretar seus sentidos, traçar objetivos pedagógicos com a utilização delas. Concluímos que, no contexto computacional, é preciso que o professor pense sobre a sua prática pedagógica e escolha uma forma de usar o computador de maneira adequada com a finalidade de propiciar alterações no paradigma educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.