A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE COREMAS _ PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8416 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1419 "inscrito_id" => 3475 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE COREMAS _ PB" "resumo" => "RESUMOA evolução da tecnologia vem acontecendo de maneira rápida e surpreendendo o ser humano com diversas situações do cotidiano e em vários momentos somos surpreendidos com novidades que facilitam a vida, mas ao mesmo tempo dificulta para as pessoas que ainda resiste à importância que esses recursos têm na vida humana atualmente. Com a profissão não é diferente, principalmente o docente que está em contato com muitos alunos, sejam crianças, jovens ou adultos, cada um com um nível de informação diferente e atualizado neste sentido. A adaptação e absorção dessas novas tecnologias facilitam a aquisição de conhecimento influencia para a criatividade, juízo de valor, aumento da autoestima dos usuários, além de permitir que adquiram novos valores e modifiquem o comportamento transformando as tarefas árduas, negativas e difíceis em algo dinâmico, positivo e fácil. Tudo isso exige a formação de um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e consiga se adaptar a tantas mudanças. Alunos, professores e escola estão à face de uma sociedade da informação tornando assim fundamental o uso das TICs na escola no sentido de possibilitar um ensino-aprendizagem mais criativo, autônomo, colaborativo e interativo. Deve proporcionar dentro da escola uma mudança de paradigma, que vise à aprendizagem e não o acúmulo de informações. O presente trabalho, efeito de pesquisa realizada com profissionais de matemática em escolas públicas e privada na cidade de Coremas, fez uma análise das metodologias desenvolvidas por professores de matemática em sala de aula que contemple o uso de recursos tecnológicos como ferramentas de apoio pedagógico, visto que, são utilizados com grande frequência pelos jovens atualmente, daí a importância do educador aproveitar o momento e utilizá-lo como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Tivemos 10 professores participando da pesquisa, os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com doze questões cujas respostas foram submetidas ao processo de análise de conteúdo, com tratamento quantitativo e qualitativo. Os resultados revelaram que esses profissionais reconhecem a importância do uso desses recursos atualmente, mas, ainda sentem dificuldade no manuseio e na inserção em sala de aula seja por falta de conhecimento na área, por falta de tempo ou resistência de algo que considera novo e não tiveram formação na época em que frequentaram as graduações obtidas. Mostra também que ainda existe a necessidade de uma prática pedagógica que insira o uso de tecnologias diversas em sala de aula para mostrar ao aluno a importância do seu uso como ferramenta de auxilio a aprendizagem e sua formação. Por fim, a maioria dos professores entende a importância do uso de recursos tecnológicos nas salas de aula atuais, mas reconhecem que ainda não tem formação e preparo suficiente para atuar com a demanda de novas tecnologias que surgem a cada momento com mais novidades para interpretar seus sentidos, traçar objetivos pedagógicos com a utilização delas. Concluímos que, no contexto computacional, é preciso que o professor pense sobre a sua prática pedagógica e escolha uma forma de usar o computador de maneira adequada com a finalidade de propiciar alterações no paradigma educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "DOCENTE, METODOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_13_24_40_idinscrito_3475_a280292db2bc2a6882caa8aa62d599f3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINALDA DE SOUSA PIRES" "autor_nome_curto" => "FRANCINALDA" "autor_email" => "francinaldapires@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8416 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1419 "inscrito_id" => 3475 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE COREMAS _ PB" "resumo" => "RESUMOA evolução da tecnologia vem acontecendo de maneira rápida e surpreendendo o ser humano com diversas situações do cotidiano e em vários momentos somos surpreendidos com novidades que facilitam a vida, mas ao mesmo tempo dificulta para as pessoas que ainda resiste à importância que esses recursos têm na vida humana atualmente. Com a profissão não é diferente, principalmente o docente que está em contato com muitos alunos, sejam crianças, jovens ou adultos, cada um com um nível de informação diferente e atualizado neste sentido. A adaptação e absorção dessas novas tecnologias facilitam a aquisição de conhecimento influencia para a criatividade, juízo de valor, aumento da autoestima dos usuários, além de permitir que adquiram novos valores e modifiquem o comportamento transformando as tarefas árduas, negativas e difíceis em algo dinâmico, positivo e fácil. Tudo isso exige a formação de um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e consiga se adaptar a tantas mudanças. Alunos, professores e escola estão à face de uma sociedade da informação tornando assim fundamental o uso das TICs na escola no sentido de possibilitar um ensino-aprendizagem mais criativo, autônomo, colaborativo e interativo. Deve proporcionar dentro da escola uma mudança de paradigma, que vise à aprendizagem e não o acúmulo de informações. O presente trabalho, efeito de pesquisa realizada com profissionais de matemática em escolas públicas e privada na cidade de Coremas, fez uma análise das metodologias desenvolvidas por professores de matemática em sala de aula que contemple o uso de recursos tecnológicos como ferramentas de apoio pedagógico, visto que, são utilizados com grande frequência pelos jovens atualmente, daí a importância do educador aproveitar o momento e utilizá-lo como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Tivemos 10 professores participando da pesquisa, os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com doze questões cujas respostas foram submetidas ao processo de análise de conteúdo, com tratamento quantitativo e qualitativo. Os resultados revelaram que esses profissionais reconhecem a importância do uso desses recursos atualmente, mas, ainda sentem dificuldade no manuseio e na inserção em sala de aula seja por falta de conhecimento na área, por falta de tempo ou resistência de algo que considera novo e não tiveram formação na época em que frequentaram as graduações obtidas. Mostra também que ainda existe a necessidade de uma prática pedagógica que insira o uso de tecnologias diversas em sala de aula para mostrar ao aluno a importância do seu uso como ferramenta de auxilio a aprendizagem e sua formação. Por fim, a maioria dos professores entende a importância do uso de recursos tecnológicos nas salas de aula atuais, mas reconhecem que ainda não tem formação e preparo suficiente para atuar com a demanda de novas tecnologias que surgem a cada momento com mais novidades para interpretar seus sentidos, traçar objetivos pedagógicos com a utilização delas. Concluímos que, no contexto computacional, é preciso que o professor pense sobre a sua prática pedagógica e escolha uma forma de usar o computador de maneira adequada com a finalidade de propiciar alterações no paradigma educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "DOCENTE, METODOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_13_24_40_idinscrito_3475_a280292db2bc2a6882caa8aa62d599f3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINALDA DE SOUSA PIRES" "autor_nome_curto" => "FRANCINALDA" "autor_email" => "francinaldapires@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }