Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA: ENTRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DA AÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: HOMOSSEXUALIDADE, ESCOLA, LIMITES Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A questão da sexualidade é colocada no âmbito escolar com limitações, tratando apenas as questões de estudo do corpo físico, das diferenças biológicas, dos cuidados preventivos contra doenças e afins. Pontuando sua inegável importância, tais estudos certamente não alcançam os desafios em se compreender o ser homem ou mulher, o seguir um padrão sexual ou não e as “novas” possibilidades de viver a sexualidade. Os que se afirmam homossexuais sofrem inúmeros preconceitos. A escola, propiciadora e formadora de sujeitos de direitos e deveres, necessita de um corpo docente apto a lidar com a diversidade sexual, seus limites e possibilidades. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei de nº 9.394/96) encontramos as bases para uma escola pluralista, respeitando a diversidade em todas as suas dimensões. Silva (2004) problematiza que na escola existem pessoas com diferentes experiências de construções do que significa “ser homem” ou “ser mulher”, não existindo apenas um único jeito correto de ser. O estudo é de abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2005), apoiada no instrumento de aplicação de questionário com 15 professores do Ensino Médio em escolas públicas estaduais do município da Vitória de Santo Antão. O procedimento foi de análise de conteúdo, sistematizada a partir dos estudos de Bardin (1977).Verificou-se, segundo os professores, serem poucos discentes a admitirem sua homossexualidade. Apontaram que buscam respeitar as diferentes opções sexuais dos discentes, sentem-se aptos a responder questões sobre a homossexualidade. O diálogo foi elencado como a forma para lidar com tais situações.

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