O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância da mediação pedagógica no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Destacaremos os estudos de Vygotsky neste trabalho devido à importância da mediação do professor, da interação das crianças para com as demais, elementos que demonstram um avanço na aprendizagem e desenvolvimento das mesmas, também enfatizaremos o conceito principal dos estudos de Vygotsky que é a ZDP. Este trabalho está vinculado ao PIBIC, projeto de pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento no Contexto Escolar: pesquisa sobre a apropriação da obra de Vygotsky em cursos de formação de professores na Universidade estadual da Paraíba (UEPB). Para alcançar a elaboração do trabalho nos baseamos na teoria Histórico-Cultural apresentada por Vygotsky. O conceito de ZDP criado por esse autor demonstra que a zona de desenvolvimento real, refere-se à capacidade da criança realizar uma atividade sozinha, um desenvolvimento já alcançado. Enquanto que a zona de desenvolvimento proximal refere-se à capacidade da criança realizar atividade com a ajuda de outros como, o professor ou colega de sala de aula. Para a construção deste trabalho estamos realizando leituras bibliográficas e pesquisa de campo de cunho qualitativo que ainda se encontra em andamento. Estão sendo entrevistados alguns professores da Creche Municipal Soraya Magnólia localizada no bairro da Liberdade em Campina Grande-PB. Os resultados alcançados até o presente momento demonstram que alguns professores confundem o conceito de ZDP com os estágios de desenvolvimento infantil elaborados por Piaget. Em relação à importância da ZDP na prática pedagógica, alguns docentes revelam conhecerem o significado da zona de desenvolvimento proximal na atuação em sala de aula, pois a partir desse conceito pode-se observar algo que criança já compreende, e o que a criança poderá aprender com a orientação dos demais. Alguns dos professores entrevistados acerca da relação entre aprendizagem e desenvolvimento afirmam que o desenvolvimento ocorre primeiro que a aprendizagem. Ao analisar a compreensão dos professores sobre desenvolvimento e aprendizagem, percebemos que os mesmos consideram o desenvolvimento como um processo maturacional que ocorre antes da aprendizagem. Esses docentes não compreendem que aprendizagem e desenvolvimento são fenômenos distintos que se interagem mutuamente. Nesse sentido os professores enfatizam a posição teórica tomada por Piaget. Eles compreendem a mediação pedagógica como importante para a aprendizagem das crianças, pois permite que a criança construa o conhecimento. De acordo com Vygotsky (1994, p.110), “o aprendizado das crianças começa muito antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia”. Por conseguinte o professor quando planejar sua prática pedagógica deve considerar que a criança ao chegar à escola traz conceitos espontâneos, adquiridos na convivência com seus familiares e amigos. As conclusões preliminares deste estudo apontam que a mediação deve considerar alguns elementos, como: a ação do professor, a forma de tratar o currículo, a contextualização do conteúdo com a realidade, o relacionamento entre professor e alunos, e nesse sentido as contribuições da teoria de Vygotsky para o processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis.