A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8388 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 871 "inscrito_id" => 506 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância da mediação pedagógica no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Destacaremos os estudos de Vygotsky neste trabalho devido à importância da mediação do professor, da interação das crianças para com as demais, elementos que demonstram um avanço na aprendizagem e desenvolvimento das mesmas, também enfatizaremos o conceito principal dos estudos de Vygotsky que é a ZDP. Este trabalho está vinculado ao PIBIC, projeto de pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento no Contexto Escolar: pesquisa sobre a apropriação da obra de Vygotsky em cursos de formação de professores na Universidade estadual da Paraíba (UEPB). Para alcançar a elaboração do trabalho nos baseamos na teoria Histórico-Cultural apresentada por Vygotsky. O conceito de ZDP criado por esse autor demonstra que a zona de desenvolvimento real, refere-se à capacidade da criança realizar uma atividade sozinha, um desenvolvimento já alcançado. Enquanto que a zona de desenvolvimento proximal refere-se à capacidade da criança realizar atividade com a ajuda de outros como, o professor ou colega de sala de aula. Para a construção deste trabalho estamos realizando leituras bibliográficas e pesquisa de campo de cunho qualitativo que ainda se encontra em andamento. Estão sendo entrevistados alguns professores da Creche Municipal Soraya Magnólia localizada no bairro da Liberdade em Campina Grande-PB. Os resultados alcançados até o presente momento demonstram que alguns professores confundem o conceito de ZDP com os estágios de desenvolvimento infantil elaborados por Piaget. Em relação à importância da ZDP na prática pedagógica, alguns docentes revelam conhecerem o significado da zona de desenvolvimento proximal na atuação em sala de aula, pois a partir desse conceito pode-se observar algo que criança já compreende, e o que a criança poderá aprender com a orientação dos demais. Alguns dos professores entrevistados acerca da relação entre aprendizagem e desenvolvimento afirmam que o desenvolvimento ocorre primeiro que a aprendizagem. Ao analisar a compreensão dos professores sobre desenvolvimento e aprendizagem, percebemos que os mesmos consideram o desenvolvimento como um processo maturacional que ocorre antes da aprendizagem. Esses docentes não compreendem que aprendizagem e desenvolvimento são fenômenos distintos que se interagem mutuamente. Nesse sentido os professores enfatizam a posição teórica tomada por Piaget. Eles compreendem a mediação pedagógica como importante para a aprendizagem das crianças, pois permite que a criança construa o conhecimento. De acordo com Vygotsky (1994, p.110), “o aprendizado das crianças começa muito antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia”. Por conseguinte o professor quando planejar sua prática pedagógica deve considerar que a criança ao chegar à escola traz conceitos espontâneos, adquiridos na convivência com seus familiares e amigos. As conclusões preliminares deste estudo apontam que a mediação deve considerar alguns elementos, como: a ação do professor, a forma de tratar o currículo, a contextualização do conteúdo com a realidade, o relacionamento entre professor e alunos, e nesse sentido as contribuições da teoria de Vygotsky para o processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, MEDIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_17_20_43_idinscrito_506_6e0206de7d22787e9d91a50bfbc4eb41.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARYLANE BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARYLANE" "autor_email" => "marylanesantana@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8388 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 871 "inscrito_id" => 506 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância da mediação pedagógica no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Destacaremos os estudos de Vygotsky neste trabalho devido à importância da mediação do professor, da interação das crianças para com as demais, elementos que demonstram um avanço na aprendizagem e desenvolvimento das mesmas, também enfatizaremos o conceito principal dos estudos de Vygotsky que é a ZDP. Este trabalho está vinculado ao PIBIC, projeto de pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento no Contexto Escolar: pesquisa sobre a apropriação da obra de Vygotsky em cursos de formação de professores na Universidade estadual da Paraíba (UEPB). Para alcançar a elaboração do trabalho nos baseamos na teoria Histórico-Cultural apresentada por Vygotsky. O conceito de ZDP criado por esse autor demonstra que a zona de desenvolvimento real, refere-se à capacidade da criança realizar uma atividade sozinha, um desenvolvimento já alcançado. Enquanto que a zona de desenvolvimento proximal refere-se à capacidade da criança realizar atividade com a ajuda de outros como, o professor ou colega de sala de aula. Para a construção deste trabalho estamos realizando leituras bibliográficas e pesquisa de campo de cunho qualitativo que ainda se encontra em andamento. Estão sendo entrevistados alguns professores da Creche Municipal Soraya Magnólia localizada no bairro da Liberdade em Campina Grande-PB. Os resultados alcançados até o presente momento demonstram que alguns professores confundem o conceito de ZDP com os estágios de desenvolvimento infantil elaborados por Piaget. Em relação à importância da ZDP na prática pedagógica, alguns docentes revelam conhecerem o significado da zona de desenvolvimento proximal na atuação em sala de aula, pois a partir desse conceito pode-se observar algo que criança já compreende, e o que a criança poderá aprender com a orientação dos demais. Alguns dos professores entrevistados acerca da relação entre aprendizagem e desenvolvimento afirmam que o desenvolvimento ocorre primeiro que a aprendizagem. Ao analisar a compreensão dos professores sobre desenvolvimento e aprendizagem, percebemos que os mesmos consideram o desenvolvimento como um processo maturacional que ocorre antes da aprendizagem. Esses docentes não compreendem que aprendizagem e desenvolvimento são fenômenos distintos que se interagem mutuamente. Nesse sentido os professores enfatizam a posição teórica tomada por Piaget. Eles compreendem a mediação pedagógica como importante para a aprendizagem das crianças, pois permite que a criança construa o conhecimento. De acordo com Vygotsky (1994, p.110), “o aprendizado das crianças começa muito antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia”. Por conseguinte o professor quando planejar sua prática pedagógica deve considerar que a criança ao chegar à escola traz conceitos espontâneos, adquiridos na convivência com seus familiares e amigos. As conclusões preliminares deste estudo apontam que a mediação deve considerar alguns elementos, como: a ação do professor, a forma de tratar o currículo, a contextualização do conteúdo com a realidade, o relacionamento entre professor e alunos, e nesse sentido as contribuições da teoria de Vygotsky para o processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, MEDIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_17_20_43_idinscrito_506_6e0206de7d22787e9d91a50bfbc4eb41.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARYLANE BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARYLANE" "autor_email" => "marylanesantana@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }