HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DO CEARÁ NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: NOVAS DIMENSÕES
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8828 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1246 "inscrito_id" => 955 "titulo" => "HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DO CEARÁ NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: NOVAS DIMENSÕES" "resumo" => "O percurso histórico da legislação brasileira compreende desafios para o sistema escolar e a política educacional contemporânea, condição que acentua a relevância da temática inclusiva no cenário nacional. Este artigo consiste em um estudo sobre o papel da instituição especializada no contexto da Educação Inclusiva. O objetivo principal é investigar as modificações que a Associação Pestalozzi do Ceará atravessa com o fito de redimensionar suas práticas a fim de contemplar o público alvo da Educação Especial incluído no Ensino Regular. Problematiza como a Associação Pestalozzi do Ceará estabelece as alterações necessárias para promover o Atendimento Educacional Especializado às pessoas com deficiência, numa perspectiva complementar e não substitutiva, como forma de assegurar a escolarização regular. Possui natureza qualitativa, foi utilizado o método de investigação estudo de caso, no universo da instituição, possibilitando o registro e coleta de dados sobre o tema. Foram usados os procedimentos de análise: análise documental e observação direta. O referencial teórico aborda a legislação inclusiva vigente e autores como Januzzi (2004), Mazzotta (2003), e Magalhães (2011). Os resultados apontam que a mudança na instituição investigada teve início no âmbito conceitual, avançando para modificações na prática pedagógica, a fim de acomodar o Atendimento Educacional Especializado. Conclui considerando que os documentos legais vigentes no Brasil refletem um grande avanço para a construção da inclusão e a instituição segue remodelando suas ações, no sentido de contribuir para uma sociedade orientada por princípios básicos de igualdade de oportunidades educativas e sociais, que sejam significativas para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, ENSINO REGULAR, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_19_16_46_idinscrito_955_2a5ef17bed05be184b4d459ca3c0a642.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA VIEIRA DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA" "autor_email" => "andievm@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8828 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1246 "inscrito_id" => 955 "titulo" => "HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DO CEARÁ NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: NOVAS DIMENSÕES" "resumo" => "O percurso histórico da legislação brasileira compreende desafios para o sistema escolar e a política educacional contemporânea, condição que acentua a relevância da temática inclusiva no cenário nacional. Este artigo consiste em um estudo sobre o papel da instituição especializada no contexto da Educação Inclusiva. O objetivo principal é investigar as modificações que a Associação Pestalozzi do Ceará atravessa com o fito de redimensionar suas práticas a fim de contemplar o público alvo da Educação Especial incluído no Ensino Regular. Problematiza como a Associação Pestalozzi do Ceará estabelece as alterações necessárias para promover o Atendimento Educacional Especializado às pessoas com deficiência, numa perspectiva complementar e não substitutiva, como forma de assegurar a escolarização regular. Possui natureza qualitativa, foi utilizado o método de investigação estudo de caso, no universo da instituição, possibilitando o registro e coleta de dados sobre o tema. Foram usados os procedimentos de análise: análise documental e observação direta. O referencial teórico aborda a legislação inclusiva vigente e autores como Januzzi (2004), Mazzotta (2003), e Magalhães (2011). Os resultados apontam que a mudança na instituição investigada teve início no âmbito conceitual, avançando para modificações na prática pedagógica, a fim de acomodar o Atendimento Educacional Especializado. Conclui considerando que os documentos legais vigentes no Brasil refletem um grande avanço para a construção da inclusão e a instituição segue remodelando suas ações, no sentido de contribuir para uma sociedade orientada por princípios básicos de igualdade de oportunidades educativas e sociais, que sejam significativas para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, ENSINO REGULAR, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_19_16_46_idinscrito_955_2a5ef17bed05be184b4d459ca3c0a642.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA VIEIRA DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA" "autor_email" => "andievm@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }