O percurso histórico da legislação brasileira compreende desafios para o sistema escolar e a política educacional contemporânea, condição que acentua a relevância da temática inclusiva no cenário nacional. Este artigo consiste em um estudo sobre o papel da instituição especializada no contexto da Educação Inclusiva. O objetivo principal é investigar as modificações que a Associação Pestalozzi do Ceará atravessa com o fito de redimensionar suas práticas a fim de contemplar o público alvo da Educação Especial incluído no Ensino Regular. Problematiza como a Associação Pestalozzi do Ceará estabelece as alterações necessárias para promover o Atendimento Educacional Especializado às pessoas com deficiência, numa perspectiva complementar e não substitutiva, como forma de assegurar a escolarização regular. Possui natureza qualitativa, foi utilizado o método de investigação estudo de caso, no universo da instituição, possibilitando o registro e coleta de dados sobre o tema. Foram usados os procedimentos de análise: análise documental e observação direta. O referencial teórico aborda a legislação inclusiva vigente e autores como Januzzi (2004), Mazzotta (2003), e Magalhães (2011). Os resultados apontam que a mudança na instituição investigada teve início no âmbito conceitual, avançando para modificações na prática pedagógica, a fim de acomodar o Atendimento Educacional Especializado. Conclui considerando que os documentos legais vigentes no Brasil refletem um grande avanço para a construção da inclusão e a instituição segue remodelando suas ações, no sentido de contribuir para uma sociedade orientada por princípios básicos de igualdade de oportunidades educativas e sociais, que sejam significativas para todos os alunos.