PRÁTICAS INTERATIVAS, ESTRATÉGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9151 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1945 "inscrito_id" => 1497 "titulo" => "PRÁTICAS INTERATIVAS, ESTRATÉGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "O presente trabalho objetivou abordar uma proposta metodológica para o ensino de leitura e compreensão de textos em língua inglesa em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando estratégias que aumentem o nível de consciência sobre as ideias principais em um texto e possibilitem a exploração e a organização do mesmo pelos estudantes, através de uma sugestão de sequência didática utilizando histórias em quadrinhos (HQs). Logo, pode-se dizer, que o contato do aluno com o texto mediante a interação autor leitor dependerá da forma como o professor utilizará as estratégias de leitura, considerando a possibilidade de que mesmo com um conhecimento linguístico limitado, utilizando Estratégias de Leitura e Compreensão, tais como a identificação da ideia central, inferência dos significados das palavras pelo contexto, trabalho com as pistas fornecidas, entre outras, é possível se compreender o texto. Como base teórica, utilizamos Queiroz (2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Grabe (2002) acerca do papel e da importância das Estratégias de Leitura na compreensão de textos no processo de ensino e aprendizagem, Cajal (2001), Marchuschi (2008) para abordar as Práticas Interativas. Esperamos que na prática, a sequência didática aqui apresentada surta o efeito por nós esperado: mostrar que é possível ler e compreender textos em Língua Inglesa sem necessariamente ter que traduzi-lo por completo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "LEITURA, COMPREENSÃO, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_17_37_06_idinscrito_1497_d2129ba8772cd9d63d9cf9eead5d5828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA TELES PATRICIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIANA TELES" "autor_email" => "ftp_oliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9151 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1945 "inscrito_id" => 1497 "titulo" => "PRÁTICAS INTERATIVAS, ESTRATÉGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "O presente trabalho objetivou abordar uma proposta metodológica para o ensino de leitura e compreensão de textos em língua inglesa em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando estratégias que aumentem o nível de consciência sobre as ideias principais em um texto e possibilitem a exploração e a organização do mesmo pelos estudantes, através de uma sugestão de sequência didática utilizando histórias em quadrinhos (HQs). Logo, pode-se dizer, que o contato do aluno com o texto mediante a interação autor leitor dependerá da forma como o professor utilizará as estratégias de leitura, considerando a possibilidade de que mesmo com um conhecimento linguístico limitado, utilizando Estratégias de Leitura e Compreensão, tais como a identificação da ideia central, inferência dos significados das palavras pelo contexto, trabalho com as pistas fornecidas, entre outras, é possível se compreender o texto. Como base teórica, utilizamos Queiroz (2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Grabe (2002) acerca do papel e da importância das Estratégias de Leitura na compreensão de textos no processo de ensino e aprendizagem, Cajal (2001), Marchuschi (2008) para abordar as Práticas Interativas. Esperamos que na prática, a sequência didática aqui apresentada surta o efeito por nós esperado: mostrar que é possível ler e compreender textos em Língua Inglesa sem necessariamente ter que traduzi-lo por completo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "LEITURA, COMPREENSÃO, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_17_37_06_idinscrito_1497_d2129ba8772cd9d63d9cf9eead5d5828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA TELES PATRICIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIANA TELES" "autor_email" => "ftp_oliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }