O presente trabalho objetivou abordar uma proposta metodológica para o ensino de leitura e compreensão de textos em língua inglesa em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando estratégias que aumentem o nível de consciência sobre as ideias principais em um texto e possibilitem a exploração e a organização do mesmo pelos estudantes, através de uma sugestão de sequência didática utilizando histórias em quadrinhos (HQs). Logo, pode-se dizer, que o contato do aluno com o texto mediante a interação autor leitor dependerá da forma como o professor utilizará as estratégias de leitura, considerando a possibilidade de que mesmo com um conhecimento linguístico limitado, utilizando Estratégias de Leitura e Compreensão, tais como a identificação da ideia central, inferência dos significados das palavras pelo contexto, trabalho com as pistas fornecidas, entre outras, é possível se compreender o texto. Como base teórica, utilizamos Queiroz (2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Grabe (2002) acerca do papel e da importância das Estratégias de Leitura na compreensão de textos no processo de ensino e aprendizagem, Cajal (2001), Marchuschi (2008) para abordar as Práticas Interativas. Esperamos que na prática, a sequência didática aqui apresentada surta o efeito por nós esperado: mostrar que é possível ler e compreender textos em Língua Inglesa sem necessariamente ter que traduzi-lo por completo.