UM OLHAR PARA O IDOSO NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9273 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1949 "inscrito_id" => 5270 "titulo" => "UM OLHAR PARA O IDOSO NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar como as tecnologias digitais, mais especificamente a informática, estão sendo utilizadas com os idosos que frequentam a instituição Método Supera-Ginástica para o Cérebro, na cidade de Campina Grande/PB, e se as professoras já tiveram alguma formação inicial ou continuada para utilizar a informática no contexto cognitivo, e se essa formação acarretou mudanças em suas práticas. Está pesquisa tem a intenção também de verificar se as professoras da referida instituição estão utilizando a informática em suas aulas. A informática aplicada à educação não pode ser vista somente como uma necessidade de estar atualizando as inovações tecnológicas, é necessário que, além disso, seja vista como um instrumento de transformações das práticas atuais, capaz de integrar o computador no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, utilizando a informática, o idoso alcançaria novas possibilidades e estilos de pensamento inovador jamais postos em prática anteriormente. Na atualidade a tecnologia tem se apresentado como o principal fator de progresso e de desenvolvimento, ela é assumida como um bem social e a necessidade da inclusão digital na terceira idade vem tornando-se uma forma de socialização com o mundo contemporâneo, o que por sua vez irá favorecer as relações familiares, sociais, comerciais entre outras. A inserção da informática na educação do idoso tem instigado questionamentos em relação aos métodos e as práticas educacionais, provocando mudanças, que possibilitem ao professor refletir sobre sua prática e compreender que aprendizagem não é um processo de transferência de conhecimento, mas sim de produção do conhecimento. Nossa pesquisa é de cunho qualitativo, e será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e com a aplicação de questionários com as professoras que trabalham com os idosos na instituição já mencionada. Portanto, está pesquisa encontra-se em seu estágio inicial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, INSERÇÃO DO IDOSO, FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_18_02_09_idinscrito_5270_124e20bfdbe84d89914fdb469500c657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MELO ROCHA" "autor_nome_curto" => "CAMILA ROCHA" "autor_email" => "camilamel19@gmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9273 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1949 "inscrito_id" => 5270 "titulo" => "UM OLHAR PARA O IDOSO NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar como as tecnologias digitais, mais especificamente a informática, estão sendo utilizadas com os idosos que frequentam a instituição Método Supera-Ginástica para o Cérebro, na cidade de Campina Grande/PB, e se as professoras já tiveram alguma formação inicial ou continuada para utilizar a informática no contexto cognitivo, e se essa formação acarretou mudanças em suas práticas. Está pesquisa tem a intenção também de verificar se as professoras da referida instituição estão utilizando a informática em suas aulas. A informática aplicada à educação não pode ser vista somente como uma necessidade de estar atualizando as inovações tecnológicas, é necessário que, além disso, seja vista como um instrumento de transformações das práticas atuais, capaz de integrar o computador no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, utilizando a informática, o idoso alcançaria novas possibilidades e estilos de pensamento inovador jamais postos em prática anteriormente. Na atualidade a tecnologia tem se apresentado como o principal fator de progresso e de desenvolvimento, ela é assumida como um bem social e a necessidade da inclusão digital na terceira idade vem tornando-se uma forma de socialização com o mundo contemporâneo, o que por sua vez irá favorecer as relações familiares, sociais, comerciais entre outras. A inserção da informática na educação do idoso tem instigado questionamentos em relação aos métodos e as práticas educacionais, provocando mudanças, que possibilitem ao professor refletir sobre sua prática e compreender que aprendizagem não é um processo de transferência de conhecimento, mas sim de produção do conhecimento. Nossa pesquisa é de cunho qualitativo, e será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e com a aplicação de questionários com as professoras que trabalham com os idosos na instituição já mencionada. Portanto, está pesquisa encontra-se em seu estágio inicial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, INSERÇÃO DO IDOSO, FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_18_02_09_idinscrito_5270_124e20bfdbe84d89914fdb469500c657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MELO ROCHA" "autor_nome_curto" => "CAMILA ROCHA" "autor_email" => "camilamel19@gmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }