Neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa sobre Escolas Bilíngues para Surdos. Trabalhamos em um contexto nacional e virtual, buscamos notícias publicadas em sites, blogs, Facebook, Youtube e demais redes sociais, como também referências de pesquisadores que são a favor dessa proposta educacional. Para Karnopp, Klein e Lunard-Lazzarin (2011) os espaços virtuais propiciam uma interação nacional e possibilitam a construção de significados culturais e de identidades surdas. Consideramos serem as redes sociais virtuais um importante espaço político e por esse motivo buscamos dados de passagem dos momentos históricos sobre o movimento político da comunidade surda referente à sua educação. O trabalho objetiva apresentar o percurso histórico dessas comunidades em defesa dos direitos linguísticos, em prol de escolas bilíngues para surdos no Brasil, identificando as conquistas alcançadas pelo movimento social desses sujeitos. As questões abordadas levam a refletir quem é o sujeito surdo e suas peculiaridades, as abordagens educacionais utilizadas na educação do mesmo, com o passar dos tempos e quais suas reivindicações e avanços concretos na causa.