SANTOS, Lais Olimpio Dos et al.. A recreação na escola. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8454>. Acesso em: 05/11/2024 12:10
Quando falamos de Recreação e Lazer, pensa-se logo em brincadeiras, em coisas não importantes que são feitas em momentos livres, onde não se tem nada para fazer, porém a recreação vai muito além de uma simples brincadeira, ela envolve todo o desenvolvimento motor das crianças, por que através dela, elas têm o primeiro contato com atividades que envolvem o seu corpo diretamente e logo em seguida o contato com a iniciação a jogos competitivos. A recreação também trabalha em conjunto com as principais disciplinas do ensino regular, ajudando no desenvolvimento mental e melhorando o desempenho escolar das crianças. Não podemos deixar de falar na sua influência positiva em relação ao convívio com pais, colegas e professores, que melhora significativamente por que nas atividades é trabalhada a união, o trabalho em equipe e a confiança. Temos como objetivos: tirar as crianças do entorno da Universidade Estadual da Paraíba e também do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) das ruas; diminuir o risco de que as crianças entrem na vida do crime e das drogas; melhorar a sociabilização das crianças entre si e para com a sociedade; melhorar o convívio com pais, colegas e professores; melhorar seu desempenho na escola; trabalhar o desenvolvimento motor das crianças; trabalhar a iniciação ao desporto. As aulas acontecem nas terças e quintas feiras, no horário de 07h30min a 09h30min da manhã, no Departamento de Educação Física – UEPB. Utilizando do campo de futebol, da quadra poliesportiva e dos demais espaços do Departamento. Trabalhamos de forma lúdica, tentando ao máximo envolver as principais disciplinas do Ensino regular nas brincadeiras e também o envolvimento das crianças umas com as outras, por isso utilizamos atividades que una o grupo. Utilizamos também de atividades que trabalhem com o desenvolvimento motor a psicomotricidade e o bem estar psicológico da criança. É notável a mudança de comportamento das crianças que participam do programa Escolinhas do DEF, essas mudanças são no contato entre elas, no expressar-se. Também nota-se a confiança que elas adquirem nos professores e até mesmo nos colegas, passando assim a serem crianças mais felizes e soltas. É perceptível também a evolução no interpretar, no aceitar e segundo mães as crianças evoluem notavelmente na escola, passando a ter melhore notas, mais atenção e mais interesse em aprender. Fisicamente a diferença é muito significante, percebemos que sua coordenação motora melhorou a execução das atividades proposta também, assim facilitando o decorrer da aula.