Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ( AEE): CONSCIENTIZAR, DIALOGAR E PROMOVER AUTONOMIA.

Palavra-chaves: CONSCIENTIZAÇÃO-, AUTONOMIA- DIÁLOGO, FORMAÇÃO CONTINUADA – AEE Comunicação Oral (CO) DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Nos dias atuais a formação continuada para o professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode estar distante da realidade de uma verdadeira formação para esse fim. O que se tem percebido são, algumas, propostas que não condizem para construção de um professor consciente e autônomo para essa prática. Pois a formação continuada para um professor nessa perspectiva precisa ser pautada por meio da interdependência entre o compromisso ético-político-social e o fazer pedagógico. E é, neste sentido, que surge a presente análise, que tem por finalidade perceber até que ponto os cursos de formação continuada que participam esse professor/aluno, apresentam intencionalidade em formar sujeitos conscientes e autônomos para uma prática inclusiva e como esses docentes transformam os conteúdos de formação continuada em atividades didáticas e até que ponto esses profissionais, após o curso de formação, adquirem autonomia em sua prática de sala de aula. Nesses sentido, apresentaremos um panorama do debate em torno deste tema e sua possível aplicabilidade das categorias conscientização e autonomia para formação continuada do professor de AEE. Entendemos que estamos em pleno desafio de sermos indivíduos em constante mudança, para assim reinventarmos a nossa prática educativa. Nesse sentido acreditamos que a formação continuada pautada nessas categorias pode conduzir uma pratica inclusiva para os alunos de AEE. E assim, construir uma “educação libertadora”, pedagogia amplamente difundida por Paulo Freire e tão almejada por todos nós.

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