AS VISÕES DE GÊNERO DOS ALUNOS DE OITAVO ANO DE QUATRO ESCOLAS MUNICIPAIS DE MESQUITA E O PAPEL DA DISCIPLINA CIÊNCIAS NO ENSINO SOBRE SEXUALIDADE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8540 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1480 "inscrito_id" => 4060 "titulo" => "AS VISÕES DE GÊNERO DOS ALUNOS DE OITAVO ANO DE QUATRO ESCOLAS MUNICIPAIS DE MESQUITA E O PAPEL DA DISCIPLINA CIÊNCIAS NO ENSINO SOBRE SEXUALIDADE" "resumo" => "O tema sexualidade já está incluído nos currículos escolares e os documentos nacionais apontam para a necessidade de tratarmos o tema de maneira mais ampla, agregando seu aspecto social e não só o anatômico e fisiológico visando um aprendizado significativo dos educandos. Neste sentido, este trabalho foi realizado em quatro turmas de diferentes escolas no município de Mesquita visando i) identificar e discutir as visões de gênero dos alunos, ii)obter dos alunos, por meio da “caixa da dúvida”, quais são os assuntos que mais suscitam o interesse dos mesmos dentro do grande tema sexualidade, iii) a partir dos resultados, elaborar um projeto a ser entregue na Secretaria de Educação do Município de Mesquita com o intuito de promover a aceitação da diversidade sexual e a igualdade de gêneros, identificando o papel da disciplina Ciências no ensino da sexualidade. Foram identificadas visões do gênero feminino como ligado à esfera do privado, ao mundo doméstico e pejorativamente ligado à vaidade e à homossexualidade. Já o gênero masculino foi identificado como ligado ao mundo do trabalho, à força e aos esportes e também à promiscuidade. As dúvidas colocadas pelos alunos foram classificadas em doze categorias, sendo a maioria com relação à gravidez, prazer da mulher, Doenças Sexualmente Transmissíveis e com afirmações sexistas. A partir dos resultados foi elaborado um projeto que inclui cinco encontros mensais com os professores de Ciências da rede de Mesquita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, IDENTIDADE DE GÊNERO, EDUCAÇÃO SEXUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_16_00_45_idinscrito_4060_bc9b8acc036412288ece733b09008a5e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA SATTAMINI DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANA SATTAMINI" "autor_email" => "anasattamini@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8540 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1480 "inscrito_id" => 4060 "titulo" => "AS VISÕES DE GÊNERO DOS ALUNOS DE OITAVO ANO DE QUATRO ESCOLAS MUNICIPAIS DE MESQUITA E O PAPEL DA DISCIPLINA CIÊNCIAS NO ENSINO SOBRE SEXUALIDADE" "resumo" => "O tema sexualidade já está incluído nos currículos escolares e os documentos nacionais apontam para a necessidade de tratarmos o tema de maneira mais ampla, agregando seu aspecto social e não só o anatômico e fisiológico visando um aprendizado significativo dos educandos. Neste sentido, este trabalho foi realizado em quatro turmas de diferentes escolas no município de Mesquita visando i) identificar e discutir as visões de gênero dos alunos, ii)obter dos alunos, por meio da “caixa da dúvida”, quais são os assuntos que mais suscitam o interesse dos mesmos dentro do grande tema sexualidade, iii) a partir dos resultados, elaborar um projeto a ser entregue na Secretaria de Educação do Município de Mesquita com o intuito de promover a aceitação da diversidade sexual e a igualdade de gêneros, identificando o papel da disciplina Ciências no ensino da sexualidade. Foram identificadas visões do gênero feminino como ligado à esfera do privado, ao mundo doméstico e pejorativamente ligado à vaidade e à homossexualidade. Já o gênero masculino foi identificado como ligado ao mundo do trabalho, à força e aos esportes e também à promiscuidade. As dúvidas colocadas pelos alunos foram classificadas em doze categorias, sendo a maioria com relação à gravidez, prazer da mulher, Doenças Sexualmente Transmissíveis e com afirmações sexistas. A partir dos resultados foi elaborado um projeto que inclui cinco encontros mensais com os professores de Ciências da rede de Mesquita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, IDENTIDADE DE GÊNERO, EDUCAÇÃO SEXUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_16_00_45_idinscrito_4060_bc9b8acc036412288ece733b09008a5e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA SATTAMINI DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANA SATTAMINI" "autor_email" => "anasattamini@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }