O tema sexualidade já está incluído nos currículos escolares e os documentos nacionais apontam para a necessidade de tratarmos o tema de maneira mais ampla, agregando seu aspecto social e não só o anatômico e fisiológico visando um aprendizado significativo dos educandos. Neste sentido, este trabalho foi realizado em quatro turmas de diferentes escolas no município de Mesquita visando i) identificar e discutir as visões de gênero dos alunos, ii)obter dos alunos, por meio da “caixa da dúvida”, quais são os assuntos que mais suscitam o interesse dos mesmos dentro do grande tema sexualidade, iii) a partir dos resultados, elaborar um projeto a ser entregue na Secretaria de Educação do Município de Mesquita com o intuito de promover a aceitação da diversidade sexual e a igualdade de gêneros, identificando o papel da disciplina Ciências no ensino da sexualidade. Foram identificadas visões do gênero feminino como ligado à esfera do privado, ao mundo doméstico e pejorativamente ligado à vaidade e à homossexualidade. Já o gênero masculino foi identificado como ligado ao mundo do trabalho, à força e aos esportes e também à promiscuidade. As dúvidas colocadas pelos alunos foram classificadas em doze categorias, sendo a maioria com relação à gravidez, prazer da mulher, Doenças Sexualmente Transmissíveis e com afirmações sexistas. A partir dos resultados foi elaborado um projeto que inclui cinco encontros mensais com os professores de Ciências da rede de Mesquita.