NOSSO OBJETIVO ? REFLETIR SOBRE UM CAMPO MARCADO POR TENS?ES ENTRE O MOVIMENTO SOCIAL DE EDUCA??O EM CAMPINA GRANDE E O PODER P?BLICO LOCAL. PROFESSORES DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS RECORRERAM JUDICIALMENTE CONTRA A APROVA??O DE DUAS LEIS MUNICIPAIS QUE PROIBIAM A CHAMADA ?IDEOLOGIA DE G?NERO? NAS ESCOLAS: A LEI DE N? 6.950/2018, QUE PROIBIA A DISCUSS?O SOBRE G?NERO EM SALA DE AULA E A LEI DE N? 7.520/2020 QUE PROIBIA O USO DE BANHEIROS DE ALUNOS E ALUNAS POR SUA IDENTIFICA??O DE G?NERO. A SOCIOLOGIA NOS AJUDA A COMPREENDER OS PAPEIS DESSES ATORES E AS RELA??ES DE PODER EXISTENTES. A ESCOLA COMO ESPA?O DEMOCR?TICO, DEVE PROMOVER O DI?LOGO, CONSIDERANDO AS V?RIAS POSSIBILIDADES DE EXIST?NCIA, PRINCIPALMENTE AS CONSIDERADAS ?DIFERENTES?, A FIM DE QUE CASOS DE VIOL?NCIA N?O SE REPITAM.