Artigo Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

O FILME “VALENTINA”: RESISTÊNCIAS TRANS EM ESPAÇOS ESCOLARES

Palavra-chaves: CINEMA, ESCOLA PÚBLICA, RESISTÊNCIA TRANSGÊNERO, CURRÍCULO, Comunicação Oral (CO) ET 23 - Identidades e (Não)Representatividades de LGTQIA+ na Literatura, no Cinema, na Música e na TV do Brasil
"2022-10-19 09:12:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87662
    "edicao_id" => 297
    "trabalho_id" => 53
    "inscrito_id" => 692
    "titulo" => "O FILME “VALENTINA”: RESISTÊNCIAS TRANS EM ESPAÇOS ESCOLARES"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO SÃO APRESENTADOS RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO BASE OS ESTUDOS ETNOMETODOLÓGICOS (GARFINKEL, 2018), PAUTADOS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES, FAZENDO UMA BREVE RELAÇÃO COM A OBRA AUDIOVISUAL VALENTINA, DIRIGIDA POR CÁSSIO PEREIRA DOS SANTOS. PARTINDO DA “PESQUISA IMPLICADA” (ROCHA, MAIA, 2017), DE BASE FENOMENOLÓGICA, REALIZADA NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA, COM VINCULAÇÃO AO GEPCE/MINORIAS (UFT), BUSCA FAZER CONEXÕES ENTRE A OBRA DE SANTOS (2021), E OS CONTEXTOS DE RESISTÊNCIAS DE PESSOAS TRANSGÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS. UMA DAS APROXIMAÇÕES CONCLUSIVAS É A DE QUE O FILME ABORDA, DE MANEIRA SUTIL, A VIOLÊNCIA E A EXCLUSÃO DE PESSOAS TRANS NO AMBIENTE ESCOLAR REFORÇADA PELOS CURRÍCULOS EXCLUDENTES E A NÃO APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS JÁ EXISTENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 23 - Identidades e (Não)Representatividades de LGTQIA+ na Literatura, no Cinema, na Música e na TV do Brasil"
    "palavra_chave" => "CINEMA, ESCOLA PÚBLICA, RESISTÊNCIA TRANSGÊNERO, CURRÍCULO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA129_ID692_20062022111137.pdf"
    "created_at" => "2022-10-19 14:21:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIKA VILLALON SOUSA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "JESSIKA"
    "autor_email" => "jessikaavillalon@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87662
    "edicao_id" => 297
    "trabalho_id" => 53
    "inscrito_id" => 692
    "titulo" => "O FILME “VALENTINA”: RESISTÊNCIAS TRANS EM ESPAÇOS ESCOLARES"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO SÃO APRESENTADOS RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO BASE OS ESTUDOS ETNOMETODOLÓGICOS (GARFINKEL, 2018), PAUTADOS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES, FAZENDO UMA BREVE RELAÇÃO COM A OBRA AUDIOVISUAL VALENTINA, DIRIGIDA POR CÁSSIO PEREIRA DOS SANTOS. PARTINDO DA “PESQUISA IMPLICADA” (ROCHA, MAIA, 2017), DE BASE FENOMENOLÓGICA, REALIZADA NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA, COM VINCULAÇÃO AO GEPCE/MINORIAS (UFT), BUSCA FAZER CONEXÕES ENTRE A OBRA DE SANTOS (2021), E OS CONTEXTOS DE RESISTÊNCIAS DE PESSOAS TRANSGÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS. UMA DAS APROXIMAÇÕES CONCLUSIVAS É A DE QUE O FILME ABORDA, DE MANEIRA SUTIL, A VIOLÊNCIA E A EXCLUSÃO DE PESSOAS TRANS NO AMBIENTE ESCOLAR REFORÇADA PELOS CURRÍCULOS EXCLUDENTES E A NÃO APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS JÁ EXISTENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 23 - Identidades e (Não)Representatividades de LGTQIA+ na Literatura, no Cinema, na Música e na TV do Brasil"
    "palavra_chave" => "CINEMA, ESCOLA PÚBLICA, RESISTÊNCIA TRANSGÊNERO, CURRÍCULO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA129_ID692_20062022111137.pdf"
    "created_at" => "2022-10-19 14:21:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIKA VILLALON SOUSA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "JESSIKA"
    "autor_email" => "jessikaavillalon@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de outubro de 2022

Resumo

NESTE TRABALHO SÃO APRESENTADOS RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO BASE OS ESTUDOS ETNOMETODOLÓGICOS (GARFINKEL, 2018), PAUTADOS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES, FAZENDO UMA BREVE RELAÇÃO COM A OBRA AUDIOVISUAL VALENTINA, DIRIGIDA POR CÁSSIO PEREIRA DOS SANTOS. PARTINDO DA “PESQUISA IMPLICADA” (ROCHA, MAIA, 2017), DE BASE FENOMENOLÓGICA, REALIZADA NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA, COM VINCULAÇÃO AO GEPCE/MINORIAS (UFT), BUSCA FAZER CONEXÕES ENTRE A OBRA DE SANTOS (2021), E OS CONTEXTOS DE RESISTÊNCIAS DE PESSOAS TRANSGÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS. UMA DAS APROXIMAÇÕES CONCLUSIVAS É A DE QUE O FILME ABORDA, DE MANEIRA SUTIL, A VIOLÊNCIA E A EXCLUSÃO DE PESSOAS TRANS NO AMBIENTE ESCOLAR REFORÇADA PELOS CURRÍCULOS EXCLUDENTES E A NÃO APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS JÁ EXISTENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.