NESTE TRABALHO SÃO APRESENTADOS RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO BASE OS ESTUDOS ETNOMETODOLÓGICOS (GARFINKEL, 2018), PAUTADOS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES, FAZENDO UMA BREVE RELAÇÃO COM A OBRA AUDIOVISUAL VALENTINA, DIRIGIDA POR CÁSSIO PEREIRA DOS SANTOS. PARTINDO DA “PESQUISA IMPLICADA” (ROCHA, MAIA, 2017), DE BASE FENOMENOLÓGICA, REALIZADA NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA, COM VINCULAÇÃO AO GEPCE/MINORIAS (UFT), BUSCA FAZER CONEXÕES ENTRE A OBRA DE SANTOS (2021), E OS CONTEXTOS DE RESISTÊNCIAS DE PESSOAS TRANSGÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS. UMA DAS APROXIMAÇÕES CONCLUSIVAS É A DE QUE O FILME ABORDA, DE MANEIRA SUTIL, A VIOLÊNCIA E A EXCLUSÃO DE PESSOAS TRANS NO AMBIENTE ESCOLAR REFORÇADA PELOS CURRÍCULOS EXCLUDENTES E A NÃO APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS JÁ EXISTENTES.