EXPERIMENTAÇÕES: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CURRÍCULO, SUBJETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
0 of 0"2022-10-19 09:12:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 87554 "edicao_id" => 297 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 100 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÕES: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CURRÍCULO, SUBJETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => """ A VIDA, COMO A EXPERIÊNCIA, É RELAÇÃO: COM O MUNDO, COM A LINGUAGEM, COM O PENSAMENTO, COM OS OUTROS, COM NÓS MESMOS, COM O QUE SE DIZ E O QUE SE PENSA, COM O QUE DIZEMOS E O QUE PENSAMOS, COM O QUE SOMOS E O QUE FAZEMOS, COM O QUE JÁ ESTAMOS DEIXANDO DE SER (LARROSA, 2018, P. 74).\r\n ◀A VIDA, COMO A EXPERIÊNCIA, É RELAÇÃO: COM O MUNDO, COM A LINGUAGEM, COM O PENSAMENTO, COM OS OUTROS, COM NÓS MESMOS, COM O QUE SE DIZ E O QUE SE PENSA, COM O Q ▶ O GRUPO EXPERIMENTAÇÕES - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CURRÍCULO, SUBJETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA FOI CRIADO EM 2017 SE PROPONDO A EXPERIMENTAR UM PENSAR PROBLEMATIZADOR SOBRE CURRÍCULO, SUBJETIVIDADES E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA DIAGNOSTICAR A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DOS SUJEITOS, QUESTIONANDO AS DIFERENTES PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO E EXCLUSÕES E VALORIZAR AS MÚLTIPLAS FORMAS DE RESISTÊNCIAS. \r\n ◀O GRUPO EXPERIMENTAÇÕES - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CURRÍCULO, SUBJETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA FOI CRIADO EM 2017 SE PROPONDO A EXPERIMENTA ▶ ENQUANTO GRUPO PRETENDEMOS NOS CONSTITUIR COMO UMA “EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO”, COMO UM ESPAÇO-TEMPO QUE ARTICULA ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, EXPERIMENTAÇÕES DE ESTUDOS EM CAMPOS TEMÁTICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS MÚLTIPLOS QUE NOS AJUDEM A PROBLEMATIZAR AS QUESTÕES EDUCACIONAIS E CONSTRUIRMOS FORMAS DE RESISTÊNCIAS DIVERSAS. ACIONAMOS AUTORES/AS DO CAMPO DE GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO QUE TRANSITAM POR REFERENCIAIS PÓS-CRÍTICOS, SOBRETUDO COM MICHEL FOUCAULT PELO CONJUNTO DE CONCEITOS QUE NOS AJUDAM A PROBLEMATIZAR DO PONTO DE VISTA TEÓRICO E METODOLÓGICO OS MÚLTIPLOS OBJETOS DE PESQUISA DAS/OS INTEGRANTES DO GRUPO. ENTRE AS PESQUISAS DE MESTRADO EM ANDAMENTO DESTACO: NARRATIVAS DE RESISTÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS; ASSÉDIO SEXUAL NA ESCOLA; NARRATIVAS DE DOCENTES HOMOSSEXUAIS; RELAÇÕES DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA; TRAJETOS SUBVERSIVOS DE MULHERES NEGRAS QUILOMBOLAS. AS PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROBLEMATIZAM A HOMOFOBIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.\r\n ◀ENQUANTO GRUPO PRETENDEMOS NOS CONSTITUIR COMO UMA “EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO”, COMO UM ESPAÇO-TEMPO QUE ARTICULA ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, EXPERIMENTAÇÕES DE E ▶ NESSES 06 ANOS DE EXISTÊNCIA DO GRUPO EXPERIMENTAÇÕES, ALÉM DAS REUNIÕES DE ESTUDOS, ORIENTAÇÕES DE BOLSISTAS DE IC, DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS, DE TRABALHOS DE ESPECIALIZAÇÕES E ORIENTANDOS DE MESTRANDOS/AS, AS EXPERIÊNCIAS DE PUBLICAÇÕES DE ARTIGOS EM LIVROS E PERIÓDICOS, A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS LOCAIS, REGIONAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS, TEMOS CONSTITUÍDO REDES DE DISCUSSÕES E AFETOS QUE TEM CONTRIBUÍDO COM A PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTOS NESSE CAMPO DE ESTUDO, BEM COMO NOS TEM OPORTUNIZADO ESTREITAR OS LAÇOS COM PESQUISADORES/AS E GRUPOS DE PESQUISAS (GESE, GESED, FESEX, ACUENDAÇÕES) DE UM CAMPO TEMÁTICO SOB ATAQUE NA SOCIEDADE BRASILEIRA, FORTALECENDO AS FORMAS DE RESISTÊNCIAS E OS ESPAÇOS-TEMPOS DE LUTAS COLETIVOS.\r\n ◀NESSES 06 ANOS DE EXISTÊNCIA DO GRUPO EXPERIMENTAÇÕES, ALÉM DAS REUNIÕES DE ESTUDOS, ORIENTAÇÕES DE BOLSISTAS DE IC, DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS, DE TRA ▶ NOSSO “DESEJO DE REALIDADE” NA EDUCAÇÃO E NO GRUPO DE PESQUISA É QUE POSSAMOS \r\n [...] COMEÇAR A PROBLEMATIZAR A SÉRIO NOSSAS FORMAS DE OLHAR, DE DIZER E DE PENSAR O EDUCATIVO, NOSSAS FORMAS, DEFINITIVAMENTE, DE HABITAR ESSES ESPAÇOS (NÃO SÓ DE ESTAR NELES). E NOS COLOCARMOS NO CAMINHO DE OLHAR DE OUTRO MODO (E TALVEZ POSSAMOS APRENDER DO CINEMA, E DE OUTRAS ARTES DO OLHAR), DE DIZER DE OUTRO MODO (APRENDENDO, TALVEZ, DA LITERATURA, ARTE DA PALAVRA), E DE PENSAR DE OUTRO MODO (APRENDENDO AQUI DA FILOSOFIA, ARTE DO PENSAMENTO). PARA QUE ESSE MODO DE OLHAR, DE DIZER E DE PENSAR NOS FAÇA ENCONTRAR TALVEZ UMA REALIDADE QUE MEREÇA ESSE NOME E NA QUAL NOS SINTAMOS VIVER (LARROSA, 2018, P. 110). \r\n ◀[...] COMEÇAR A PROBLEMATIZAR A SÉRIO NOSSAS FORMAS DE OLHAR, DE DIZER E DE PENSAR O EDUCATIVO, NOSSAS FORMAS, DEFINITIVAMENTE, DE HABITAR ESSES ESPAÇOS (NÃO SÓ ▶ \r\n REFERÊNCIAS\r\n \r\n LARROSA, JORGE. TREMORES: ESCRITOS SOBRE EXPERIÊNCIA. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2018. """ "modalidade" => "Reunião de Grupos de Pesquisa" "area_tematica" => "1. REUNIÃO DE GRUPO DE PESQUISA" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD9_SA101_ID100_31072022214057.pdf" "created_at" => "2022-10-19 14:21:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA NONATO DE BRICIO" "autor_nome_curto" => "VILMA BRICIO" "autor_email" => "vilma@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade ◀Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero ▶" "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade ◀VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e ▶" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 87554 "edicao_id" => 297 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 100 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÕES: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CURRÍCULO, SUBJETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => """ A VIDA, COMO A EXPERIÊNCIA, É RELAÇÃO: COM O MUNDO, COM A LINGUAGEM, COM O PENSAMENTO, COM OS OUTROS, COM NÓS MESMOS, COM O QUE SE DIZ E O QUE SE PENSA, COM O QUE DIZEMOS E O QUE PENSAMOS, COM O QUE SOMOS E O QUE FAZEMOS, COM O QUE JÁ ESTAMOS DEIXANDO DE SER (LARROSA, 2018, P. 74).\r\n ◀A VIDA, COMO A EXPERIÊNCIA, É RELAÇÃO: COM O MUNDO, COM A LINGUAGEM, COM O PENSAMENTO, COM OS OUTROS, COM NÓS MESMOS, COM O QUE SE DIZ E O QUE SE PENSA, COM O Q ▶ O GRUPO EXPERIMENTAÇÕES - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CURRÍCULO, SUBJETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA FOI CRIADO EM 2017 SE PROPONDO A EXPERIMENTAR UM PENSAR PROBLEMATIZADOR SOBRE CURRÍCULO, SUBJETIVIDADES E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA DIAGNOSTICAR A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DOS SUJEITOS, QUESTIONANDO AS DIFERENTES PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO E EXCLUSÕES E VALORIZAR AS MÚLTIPLAS FORMAS DE RESISTÊNCIAS. \r\n ◀O GRUPO EXPERIMENTAÇÕES - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CURRÍCULO, SUBJETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA FOI CRIADO EM 2017 SE PROPONDO A EXPERIMENTA ▶ ENQUANTO GRUPO PRETENDEMOS NOS CONSTITUIR COMO UMA “EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO”, COMO UM ESPAÇO-TEMPO QUE ARTICULA ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, EXPERIMENTAÇÕES DE ESTUDOS EM CAMPOS TEMÁTICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS MÚLTIPLOS QUE NOS AJUDEM A PROBLEMATIZAR AS QUESTÕES EDUCACIONAIS E CONSTRUIRMOS FORMAS DE RESISTÊNCIAS DIVERSAS. ACIONAMOS AUTORES/AS DO CAMPO DE GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO QUE TRANSITAM POR REFERENCIAIS PÓS-CRÍTICOS, SOBRETUDO COM MICHEL FOUCAULT PELO CONJUNTO DE CONCEITOS QUE NOS AJUDAM A PROBLEMATIZAR DO PONTO DE VISTA TEÓRICO E METODOLÓGICO OS MÚLTIPLOS OBJETOS DE PESQUISA DAS/OS INTEGRANTES DO GRUPO. ENTRE AS PESQUISAS DE MESTRADO EM ANDAMENTO DESTACO: NARRATIVAS DE RESISTÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS; ASSÉDIO SEXUAL NA ESCOLA; NARRATIVAS DE DOCENTES HOMOSSEXUAIS; RELAÇÕES DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA; TRAJETOS SUBVERSIVOS DE MULHERES NEGRAS QUILOMBOLAS. AS PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROBLEMATIZAM A HOMOFOBIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.\r\n ◀ENQUANTO GRUPO PRETENDEMOS NOS CONSTITUIR COMO UMA “EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO”, COMO UM ESPAÇO-TEMPO QUE ARTICULA ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, EXPERIMENTAÇÕES DE E ▶ NESSES 06 ANOS DE EXISTÊNCIA DO GRUPO EXPERIMENTAÇÕES, ALÉM DAS REUNIÕES DE ESTUDOS, ORIENTAÇÕES DE BOLSISTAS DE IC, DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS, DE TRABALHOS DE ESPECIALIZAÇÕES E ORIENTANDOS DE MESTRANDOS/AS, AS EXPERIÊNCIAS DE PUBLICAÇÕES DE ARTIGOS EM LIVROS E PERIÓDICOS, A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS LOCAIS, REGIONAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS, TEMOS CONSTITUÍDO REDES DE DISCUSSÕES E AFETOS QUE TEM CONTRIBUÍDO COM A PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTOS NESSE CAMPO DE ESTUDO, BEM COMO NOS TEM OPORTUNIZADO ESTREITAR OS LAÇOS COM PESQUISADORES/AS E GRUPOS DE PESQUISAS (GESE, GESED, FESEX, ACUENDAÇÕES) DE UM CAMPO TEMÁTICO SOB ATAQUE NA SOCIEDADE BRASILEIRA, FORTALECENDO AS FORMAS DE RESISTÊNCIAS E OS ESPAÇOS-TEMPOS DE LUTAS COLETIVOS.\r\n ◀NESSES 06 ANOS DE EXISTÊNCIA DO GRUPO EXPERIMENTAÇÕES, ALÉM DAS REUNIÕES DE ESTUDOS, ORIENTAÇÕES DE BOLSISTAS DE IC, DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS, DE TRA ▶ NOSSO “DESEJO DE REALIDADE” NA EDUCAÇÃO E NO GRUPO DE PESQUISA É QUE POSSAMOS \r\n [...] COMEÇAR A PROBLEMATIZAR A SÉRIO NOSSAS FORMAS DE OLHAR, DE DIZER E DE PENSAR O EDUCATIVO, NOSSAS FORMAS, DEFINITIVAMENTE, DE HABITAR ESSES ESPAÇOS (NÃO SÓ DE ESTAR NELES). E NOS COLOCARMOS NO CAMINHO DE OLHAR DE OUTRO MODO (E TALVEZ POSSAMOS APRENDER DO CINEMA, E DE OUTRAS ARTES DO OLHAR), DE DIZER DE OUTRO MODO (APRENDENDO, TALVEZ, DA LITERATURA, ARTE DA PALAVRA), E DE PENSAR DE OUTRO MODO (APRENDENDO AQUI DA FILOSOFIA, ARTE DO PENSAMENTO). PARA QUE ESSE MODO DE OLHAR, DE DIZER E DE PENSAR NOS FAÇA ENCONTRAR TALVEZ UMA REALIDADE QUE MEREÇA ESSE NOME E NA QUAL NOS SINTAMOS VIVER (LARROSA, 2018, P. 110). \r\n ◀[...] COMEÇAR A PROBLEMATIZAR A SÉRIO NOSSAS FORMAS DE OLHAR, DE DIZER E DE PENSAR O EDUCATIVO, NOSSAS FORMAS, DEFINITIVAMENTE, DE HABITAR ESSES ESPAÇOS (NÃO SÓ ▶ \r\n REFERÊNCIAS\r\n \r\n LARROSA, JORGE. TREMORES: ESCRITOS SOBRE EXPERIÊNCIA. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2018. """ "modalidade" => "Reunião de Grupos de Pesquisa" "area_tematica" => "1. REUNIÃO DE GRUPO DE PESQUISA" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD9_SA101_ID100_31072022214057.pdf" "created_at" => "2022-10-19 14:21:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA NONATO DE BRICIO" "autor_nome_curto" => "VILMA BRICIO" "autor_email" => "vilma@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade ◀Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero ▶" "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade ◀VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e ▶" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }