APRESENTO O RESUMO DO LIVRO DE MINHA AUTORIA TEATRO FOLIA: UM EXPERIMENTO DIALÓGICO, QUE INVESTIGA O TEATRO DRAMÁTICO DE CULTURA POPULAR E SEUS ELEMENTOS PEDAGÓGICOS, ARTICULADO AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS NA ESCOLA. DESCREVE UMA ABORDAGEM DE AULAS-ATIVIDADES ATRAVÉS DE UM PLANEJAMENTO NA APLICAÇÃO DOS JOGOS TEATRAIS PARA SALA DE AULA, CRIADOS ATRAVÉS DA ENCENAÇÃO DOS FOLGUEDOS DO TEATRO POPULAR. DE FORMA PRECISA RESSALTA PESQUISADORES NO ENSINO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO E DRAMATURGOS, BASEADO NOS SIGNIFICADOS DOS ESTUDOS TEÓRICO-PRÁTICO DE RICHARD COURTNEY, VIOLA SPOLIN, INGRID KOUDELA, SANDRA CHACRA, ALTIMAR PIMENTEL, HERMILO BORBA FILHO, LOURDES RAMALHO, DENTRE OUTROS PESQUISADOS DO TEATRO E DA EDUCAÇÃO. EXPÕE DE MANEIRA CLARA UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIVIDIDAS EM JORNADAS, PELAS QUAIS CADA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS, DE FORMA CONTINUA, PASSARÁ PELO BRINCAR E PELA ATIVIDADE LÚDICA, PELO JOGO DRAMÁTICO, PELO EXERCÍCIO TEATRAL E PELO JOGO DE IMPROVISAÇÃO. COM CARÁTER PEDAGÓGICO, O LIVRO TEM UM POTENCIAL PARA SER REFERENCIAL RELEVANTE PARA ARTE-EDUCADORES, PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E ARTISTAS, INTERESSADOS EM UMA REFLEXÃO SOBRE O TEATRO E AS CULTURAS POPULARES, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA A FRUIÇÃO DO SABER.