Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESPERANÇAS E DESAFIOS PARA SER UMA MULHER MIL: ESCUTA PEDAGÓGICA NO IFRN – CAMPUS CANGUARETAMA

Palavra-chaves: PRONATEC, INCLUSÃO, MULHERES Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS E LEGITIMAÇÃO DAS PRATICAS INCLUSIVAS NOS RECORTES ÉTNICO-RACIAL, GERACIONAL E DE GÊNERO
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O interesse por realizar este estudo surgiu a partir da oportunidade que tive de supervisionar o Programa Mulheres Mil no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Canguaretama . Ao estudar o material elaborado pelo Ministério da Educação, identificar a proposta metodológica e os objetivos propostos para o Programa, percebi o quanto poderia contribuir para tentar amenizar a situação de vulnerabilidade das mulheres matriculadas no Curso de Camareira . Pressupondo-se que o Programa Mulheres Mil pretende a inclusão de mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano no mundo do conhecimento técnico e no mercado de trabalho, uma questão central nos inquietou: De que maneira este Programa está contribuindo e/ou poderá contribuir para a qualificação e/ou melhoria de vida das mulheres por ele beneficiadas, a partir das suas expectativas e dos desafios enfrentados? Dessa forma, sentimos a necessidade de encontrar subsídios que nos permitissem refletir sobre o modo como o Programa Mulheres Mil está contribuindo e/ou poderá contribuir para a qualificação e/ou melhoria de vida das mulheres por ele beneficiadas. Nesse sentido, resolvi investigar, a partir de uma roda de conversa, através da qual foi possível promover uma interação entre as mulheres participantes. Com esse estudo identificamos a necessidade de lançar um novo olhar para essa temática, haja vista o pouco tempo de existência e funcionamento do Programa investigado no local onde realizei a pesquisa, bem como percebemos o quanto essas mulheres são movidas pela esperança.

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