ESPERANÇAS E DESAFIOS PARA SER UMA MULHER MIL: ESCUTA PEDAGÓGICA NO IFRN – CAMPUS CANGUARETAMA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8770 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1780 "inscrito_id" => 5112 "titulo" => "ESPERANÇAS E DESAFIOS PARA SER UMA MULHER MIL: ESCUTA PEDAGÓGICA NO IFRN – CAMPUS CANGUARETAMA" "resumo" => "O interesse por realizar este estudo surgiu a partir da oportunidade que tive de supervisionar o Programa Mulheres Mil no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Canguaretama . Ao estudar o material elaborado pelo Ministério da Educação, identificar a proposta metodológica e os objetivos propostos para o Programa, percebi o quanto poderia contribuir para tentar amenizar a situação de vulnerabilidade das mulheres matriculadas no Curso de Camareira . Pressupondo-se que o Programa Mulheres Mil pretende a inclusão de mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano no mundo do conhecimento técnico e no mercado de trabalho, uma questão central nos inquietou: De que maneira este Programa está contribuindo e/ou poderá contribuir para a qualificação e/ou melhoria de vida das mulheres por ele beneficiadas, a partir das suas expectativas e dos desafios enfrentados? Dessa forma, sentimos a necessidade de encontrar subsídios que nos permitissem refletir sobre o modo como o Programa Mulheres Mil está contribuindo e/ou poderá contribuir para a qualificação e/ou melhoria de vida das mulheres por ele beneficiadas. Nesse sentido, resolvi investigar, a partir de uma roda de conversa, através da qual foi possível promover uma interação entre as mulheres participantes. Com esse estudo identificamos a necessidade de lançar um novo olhar para essa temática, haja vista o pouco tempo de existência e funcionamento do Programa investigado no local onde realizei a pesquisa, bem como percebemos o quanto essas mulheres são movidas pela esperança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS E LEGITIMAÇÃO DAS PRATICAS INCLUSIVAS NOS RECORTES ÉTNICO-RACIAL, GERACIONAL E DE GÊNERO" "palavra_chave" => "PRONATEC, INCLUSÃO, MULHERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_17_25_15_idinscrito_5112_e786c2360c60470548baa3ba5e874212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CREUSA RIBEIRO DA SILVA LELIS" "autor_nome_curto" => "CREUSA LELIS" "autor_email" => "creusa.lelis@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8770 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1780 "inscrito_id" => 5112 "titulo" => "ESPERANÇAS E DESAFIOS PARA SER UMA MULHER MIL: ESCUTA PEDAGÓGICA NO IFRN – CAMPUS CANGUARETAMA" "resumo" => "O interesse por realizar este estudo surgiu a partir da oportunidade que tive de supervisionar o Programa Mulheres Mil no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Canguaretama . Ao estudar o material elaborado pelo Ministério da Educação, identificar a proposta metodológica e os objetivos propostos para o Programa, percebi o quanto poderia contribuir para tentar amenizar a situação de vulnerabilidade das mulheres matriculadas no Curso de Camareira . Pressupondo-se que o Programa Mulheres Mil pretende a inclusão de mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano no mundo do conhecimento técnico e no mercado de trabalho, uma questão central nos inquietou: De que maneira este Programa está contribuindo e/ou poderá contribuir para a qualificação e/ou melhoria de vida das mulheres por ele beneficiadas, a partir das suas expectativas e dos desafios enfrentados? Dessa forma, sentimos a necessidade de encontrar subsídios que nos permitissem refletir sobre o modo como o Programa Mulheres Mil está contribuindo e/ou poderá contribuir para a qualificação e/ou melhoria de vida das mulheres por ele beneficiadas. Nesse sentido, resolvi investigar, a partir de uma roda de conversa, através da qual foi possível promover uma interação entre as mulheres participantes. Com esse estudo identificamos a necessidade de lançar um novo olhar para essa temática, haja vista o pouco tempo de existência e funcionamento do Programa investigado no local onde realizei a pesquisa, bem como percebemos o quanto essas mulheres são movidas pela esperança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS E LEGITIMAÇÃO DAS PRATICAS INCLUSIVAS NOS RECORTES ÉTNICO-RACIAL, GERACIONAL E DE GÊNERO" "palavra_chave" => "PRONATEC, INCLUSÃO, MULHERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_17_25_15_idinscrito_5112_e786c2360c60470548baa3ba5e874212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CREUSA RIBEIRO DA SILVA LELIS" "autor_nome_curto" => "CREUSA LELIS" "autor_email" => "creusa.lelis@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }