O cenário atual é amplo quando nos referimos aos debates em torno da juventude. É propício para se pensar e discutir propostas que ressaltem sobre os diversos perfis juvenis e seus marcadores indenitários e culturais, notabilizando suas diferenças e formas de atuação, sobretudo quando tais discussões podem ser evidenciadas no espaço da universidade. Portanto, este artigo, propõe discutir sobre juventude no Ensino Superior e suas experiências de vida dentro e fora dos contextos universitários, enfatizando as maneiras como discutem sobre as práticas culturais que desenvolvem nos contextos de seus cotidianos. Neste sentido, este trabalho está baseado nas ações desenvolvidas em um projeto de extensão sobre juventude na Academia, na qual aplicamos questionários com jovens estudantes do Ensino Superior, objetivando perceber como estes se posicionam acerca de suas vidas e práticas culturais, dentro e fora do ambiente de estudo. Partimos da assertiva, de que entender a juventude universitária e suas diferentes tipologias a partir do espaço escolar, é uma forma de educar que pode ser levada para a escola enquanto meio de aprendizagem a partir da pedagogia da ação extensionista que se desenvolve através de um fazer pedagógico, nutrido de uma ação educativa e cultural. The current scenario is when referring to the broader debates around youth. It is conducive to thinking and discussing proposals that highlight on the various youth and their profiles indenitários and cultural markers, notabilizando their differences and ways of working, especially when such discussions can be evidenced in the university space. Therefore, this article proposes discussing youth in higher education and their life experiences inside and outside of university settings, emphasizing the ways we discuss cultural practices that develop in the contexts of their daily lives. In this sense, this work is based on the actions developed in an extension project on youth at the Academy, in which we applied questionnaires with young college students, aiming to understand how they position themselves about their lives and cultural practices within and outside the environment of study. We start from the assertion, that understand the university students and their different typologies from the school environment, is a form of education that can be brought to school as a means of learning from pedagogical extension of the action that unfolds through a make teaching, nurtured in an educational and cultural action.