O presente trabalho é resultado de um projeto de extensão universitária da UEPB, aplicado junto a turmas do 7º ano do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Frente à visão distorcida de que os animais peçonhentos sempre são maus e causam danos às pessoas, tal estudo teve como objetivo desmistificar alguns conceitos, através da aplicação do jogo da memória - “Animais peçonhentos” e, verificar o aprendizado dos alunos quando submetidos a tal método. Propôs-se a refletir sobre as relações que envolvem o lúdico e o ensino-aprendizagem na educação de Jovens e Adultos, a partir de uma perspectiva em que as concepções prévias dos alunos foram compreendidas como ponto de partida e parte ativa de um processo para a construção de novos conhecimentos sobre os animais peçonhentos. Para isto, foram aplicados testes de sondagem, antes da aplicação do método (pré-teste) e depois de sua execução (pós-teste). As características gerais de cada animal foram ressaltadas durante a aplicação do jogo, através das imagens presentes em cada “carta”. Os resultados revelaram uma mudança efetiva do conhecimento do aluno sobre o tema abordado, demonstrando a eficiência desse método, que contribuiu para uma aprendizagem significativa.