FREITAS, Maxiane Ferreira et al.. Ateliê de pintura: uma experiência de formação docente. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8544>. Acesso em: 05/11/2024 14:20
Este texto analisa algumas experiências com práticas inclusivas no ensino de artes visuais vivenciadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma oficina de Artes Visuais realizada em uma escola da periferia de Fortaleza. O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES que financia projetos de iniciação a docência desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior – IES em parcerias com escola da educação básica da rede pública de ensino, tem como objetivo incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, inserindo os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. O Subprojeto Artes Visuais desenvolvido pelo Curso de Licenciatura em Artes Visuais - CLAV do Instituto Federal do Ceará – IFCE oferece oficinas de Artes Visuais ministradas por licenciandos bolsistas ID (Iniciação a Docência) em três escolas públicas da periferia de Fortaleza. As oficinas são elaboradas pelos próprios bolsistas sob orientação de um coordenador do programa, com carga horária semanal de três horas e são ofertadas em dias alternados no contra turno das aulas em três horário distintos, visando atender tanto os alunos da escola quando a comunidade. Dessa forma os bolsistas vivenciam o espaço escolar exercendo uma prática docente, que foi formulada conforme as necessidades dos alunos e levando em consideração as experiências de cada um, enfatizando assim suas experiências de vida como instrumentos para se fazer e pensar arte.