ATELIÊ DE PINTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8544 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1674 "inscrito_id" => 2717 "titulo" => "ATELIÊ DE PINTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este texto analisa algumas experiências com práticas inclusivas no ensino de artes visuais vivenciadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma oficina de Artes Visuais realizada em uma escola da periferia de Fortaleza. O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES que financia projetos de iniciação a docência desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior – IES em parcerias com escola da educação básica da rede pública de ensino, tem como objetivo incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, inserindo os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. O Subprojeto Artes Visuais desenvolvido pelo Curso de Licenciatura em Artes Visuais - CLAV do Instituto Federal do Ceará – IFCE oferece oficinas de Artes Visuais ministradas por licenciandos bolsistas ID (Iniciação a Docência) em três escolas públicas da periferia de Fortaleza. As oficinas são elaboradas pelos próprios bolsistas sob orientação de um coordenador do programa, com carga horária semanal de três horas e são ofertadas em dias alternados no contra turno das aulas em três horário distintos, visando atender tanto os alunos da escola quando a comunidade. Dessa forma os bolsistas vivenciam o espaço escolar exercendo uma prática docente, que foi formulada conforme as necessidades dos alunos e levando em consideração as experiências de cada um, enfatizando assim suas experiências de vida como instrumentos para se fazer e pensar arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PINTURA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_11_2014_00_03_37_idinscrito_2717_e150e32b7fd87b7011cafedbd476d97d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAXIANE FERREIRA FREITAS" "autor_nome_curto" => "MAXIANE" "autor_email" => "maxifreitas@yahoo.com.br" "autor_ies" => "IFCE( INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8544 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1674 "inscrito_id" => 2717 "titulo" => "ATELIÊ DE PINTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este texto analisa algumas experiências com práticas inclusivas no ensino de artes visuais vivenciadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma oficina de Artes Visuais realizada em uma escola da periferia de Fortaleza. O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES que financia projetos de iniciação a docência desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior – IES em parcerias com escola da educação básica da rede pública de ensino, tem como objetivo incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, inserindo os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. O Subprojeto Artes Visuais desenvolvido pelo Curso de Licenciatura em Artes Visuais - CLAV do Instituto Federal do Ceará – IFCE oferece oficinas de Artes Visuais ministradas por licenciandos bolsistas ID (Iniciação a Docência) em três escolas públicas da periferia de Fortaleza. As oficinas são elaboradas pelos próprios bolsistas sob orientação de um coordenador do programa, com carga horária semanal de três horas e são ofertadas em dias alternados no contra turno das aulas em três horário distintos, visando atender tanto os alunos da escola quando a comunidade. Dessa forma os bolsistas vivenciam o espaço escolar exercendo uma prática docente, que foi formulada conforme as necessidades dos alunos e levando em consideração as experiências de cada um, enfatizando assim suas experiências de vida como instrumentos para se fazer e pensar arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PINTURA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_11_2014_00_03_37_idinscrito_2717_e150e32b7fd87b7011cafedbd476d97d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAXIANE FERREIRA FREITAS" "autor_nome_curto" => "MAXIANE" "autor_email" => "maxifreitas@yahoo.com.br" "autor_ies" => "IFCE( INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }