Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ATELIÊ DE PINTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este texto analisa algumas experiências com práticas inclusivas no ensino de artes visuais vivenciadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma oficina de Artes Visuais realizada em uma escola da periferia de Fortaleza. O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES que financia projetos de iniciação a docência desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior – IES em parcerias com escola da educação básica da rede pública de ensino, tem como objetivo incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, inserindo os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. O Subprojeto Artes Visuais desenvolvido pelo Curso de Licenciatura em Artes Visuais - CLAV do Instituto Federal do Ceará – IFCE oferece oficinas de Artes Visuais ministradas por licenciandos bolsistas ID (Iniciação a Docência) em três escolas públicas da periferia de Fortaleza. As oficinas são elaboradas pelos próprios bolsistas sob orientação de um coordenador do programa, com carga horária semanal de três horas e são ofertadas em dias alternados no contra turno das aulas em três horário distintos, visando atender tanto os alunos da escola quando a comunidade. Dessa forma os bolsistas vivenciam o espaço escolar exercendo uma prática docente, que foi formulada conforme as necessidades dos alunos e levando em consideração as experiências de cada um, enfatizando assim suas experiências de vida como instrumentos para se fazer e pensar arte.

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