Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, CRIANÇA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9259
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 704
    "inscrito_id" => 3249
    "titulo" => "TRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO"
    "resumo" => "RESUMOTRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃONesse artigo abordamos um estudo de caso de uma criança com traços de autismo, através da análise da experiência na própria sala de aula, que objetiva analisar o processo de aprendizagem do sujeito em apreciação, relatando suas dificuldades, seus avanços, suas conquistas, junto ao grupo. Trabalhamos com a abordagem qualitativa de pesquisa, através de um estudo de caso. Para as nossas reflexões, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Ludke e Andrè, 1986; Carvalho (2003 e 2004); Mahoney (2004); Pimentel (2014); Documentos Oficiais (1998ª e 2011), dentre outros. As aprendizagens decorrentes desta experiência foram gratificantes, pois podemos perceber várias conquistas. O que percebemos como reflexo das aprendizagens conquistadas é um grande entusiasmo, os desafios foram enfrentados com alegria e prazer. Observamos avanços significativos no desenvolvimento de Ted, no que diz respeito à apropriação da rotina da escola, o processo de alfabetização e aos laços afetivos construídos com professoras e colegas. Falar sobre a aprendizagem significativa e prazerosa das crianças, junto a Ted, num clima de constante envolvimento, afeto e interação é sempre motivo de orgulho para as professoras que durante todo ano estiveram presentes nessas conquistas.Palavras chave: aprendizagem, criança, inclusão.ABSTRACTTREADING PATHS TO A PROCESS OF SIGNIFICANT LEARNING : AN EXPERIENCE OF INCLUSIONIn this paper we discuss a case study of a child with autism traits , through the analysis of the experience in the classroom itself , which aims to analyze the learning process of the subject under discussion , reporting their difficulties , their progress , their achievements , with the group. We work with the qualitative research approach through a case study . For our reflections , we transition the theory / practice relationship, establishing a dialogue with authors such as : Ludke and Andrè , 1986; Carvalho (2003 and 2004 ) ; Mahoney (2004); Pimentel (2014 ); Official Documents ( 1998ª and 2011 ) , among others . The learnings derived from this experience were gratifying , because we realize many achievements . What we perceive as a reflection of learning is conquered great enthusiasm , challenges were met with joy and pleasure . Observe significant advances in the development of Ted , regarding the appropriation of the routine of school, the literacy process and the emotional ties built with teachers and peers . Talk about meaningful and enjoyable learning for children , along with Ted , in a climate of constant engagement , affection and interaction is always a source of pride for the teachers who were present during the whole year in these achievements .Keywords : learning , children , inclusion."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CRIANÇA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_00_19_46_idinscrito_3249_a7c3e6b2af04a16f39df0ad7918c4398.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "UILIETE"
    "autor_email" => "etinharon@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9259
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 704
    "inscrito_id" => 3249
    "titulo" => "TRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO"
    "resumo" => "RESUMOTRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃONesse artigo abordamos um estudo de caso de uma criança com traços de autismo, através da análise da experiência na própria sala de aula, que objetiva analisar o processo de aprendizagem do sujeito em apreciação, relatando suas dificuldades, seus avanços, suas conquistas, junto ao grupo. Trabalhamos com a abordagem qualitativa de pesquisa, através de um estudo de caso. Para as nossas reflexões, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Ludke e Andrè, 1986; Carvalho (2003 e 2004); Mahoney (2004); Pimentel (2014); Documentos Oficiais (1998ª e 2011), dentre outros. As aprendizagens decorrentes desta experiência foram gratificantes, pois podemos perceber várias conquistas. O que percebemos como reflexo das aprendizagens conquistadas é um grande entusiasmo, os desafios foram enfrentados com alegria e prazer. Observamos avanços significativos no desenvolvimento de Ted, no que diz respeito à apropriação da rotina da escola, o processo de alfabetização e aos laços afetivos construídos com professoras e colegas. Falar sobre a aprendizagem significativa e prazerosa das crianças, junto a Ted, num clima de constante envolvimento, afeto e interação é sempre motivo de orgulho para as professoras que durante todo ano estiveram presentes nessas conquistas.Palavras chave: aprendizagem, criança, inclusão.ABSTRACTTREADING PATHS TO A PROCESS OF SIGNIFICANT LEARNING : AN EXPERIENCE OF INCLUSIONIn this paper we discuss a case study of a child with autism traits , through the analysis of the experience in the classroom itself , which aims to analyze the learning process of the subject under discussion , reporting their difficulties , their progress , their achievements , with the group. We work with the qualitative research approach through a case study . For our reflections , we transition the theory / practice relationship, establishing a dialogue with authors such as : Ludke and Andrè , 1986; Carvalho (2003 and 2004 ) ; Mahoney (2004); Pimentel (2014 ); Official Documents ( 1998ª and 2011 ) , among others . The learnings derived from this experience were gratifying , because we realize many achievements . What we perceive as a reflection of learning is conquered great enthusiasm , challenges were met with joy and pleasure . Observe significant advances in the development of Ted , regarding the appropriation of the routine of school, the literacy process and the emotional ties built with teachers and peers . Talk about meaningful and enjoyable learning for children , along with Ted , in a climate of constant engagement , affection and interaction is always a source of pride for the teachers who were present during the whole year in these achievements .Keywords : learning , children , inclusion."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CRIANÇA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_00_19_46_idinscrito_3249_a7c3e6b2af04a16f39df0ad7918c4398.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "UILIETE"
    "autor_email" => "etinharon@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMOTRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃONesse artigo abordamos um estudo de caso de uma criança com traços de autismo, através da análise da experiência na própria sala de aula, que objetiva analisar o processo de aprendizagem do sujeito em apreciação, relatando suas dificuldades, seus avanços, suas conquistas, junto ao grupo. Trabalhamos com a abordagem qualitativa de pesquisa, através de um estudo de caso. Para as nossas reflexões, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Ludke e Andrè, 1986; Carvalho (2003 e 2004); Mahoney (2004); Pimentel (2014); Documentos Oficiais (1998ª e 2011), dentre outros. As aprendizagens decorrentes desta experiência foram gratificantes, pois podemos perceber várias conquistas. O que percebemos como reflexo das aprendizagens conquistadas é um grande entusiasmo, os desafios foram enfrentados com alegria e prazer. Observamos avanços significativos no desenvolvimento de Ted, no que diz respeito à apropriação da rotina da escola, o processo de alfabetização e aos laços afetivos construídos com professoras e colegas. Falar sobre a aprendizagem significativa e prazerosa das crianças, junto a Ted, num clima de constante envolvimento, afeto e interação é sempre motivo de orgulho para as professoras que durante todo ano estiveram presentes nessas conquistas.Palavras chave: aprendizagem, criança, inclusão.ABSTRACTTREADING PATHS TO A PROCESS OF SIGNIFICANT LEARNING : AN EXPERIENCE OF INCLUSIONIn this paper we discuss a case study of a child with autism traits , through the analysis of the experience in the classroom itself , which aims to analyze the learning process of the subject under discussion , reporting their difficulties , their progress , their achievements , with the group. We work with the qualitative research approach through a case study . For our reflections , we transition the theory / practice relationship, establishing a dialogue with authors such as : Ludke and Andrè , 1986; Carvalho (2003 and 2004 ) ; Mahoney (2004); Pimentel (2014 ); Official Documents ( 1998ª and 2011 ) , among others . The learnings derived from this experience were gratifying , because we realize many achievements . What we perceive as a reflection of learning is conquered great enthusiasm , challenges were met with joy and pleasure . Observe significant advances in the development of Ted , regarding the appropriation of the routine of school, the literacy process and the emotional ties built with teachers and peers . Talk about meaningful and enjoyable learning for children , along with Ted , in a climate of constant engagement , affection and interaction is always a source of pride for the teachers who were present during the whole year in these achievements .Keywords : learning , children , inclusion.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.