RESUMOTRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃONesse artigo abordamos um estudo de caso de uma criança com traços de autismo, através da análise da experiência na própria sala de aula, que objetiva analisar o processo de aprendizagem do sujeito em apreciação, relatando suas dificuldades, seus avanços, suas conquistas, junto ao grupo. Trabalhamos com a abordagem qualitativa de pesquisa, através de um estudo de caso. Para as nossas reflexões, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Ludke e Andrè, 1986; Carvalho (2003 e 2004); Mahoney (2004); Pimentel (2014); Documentos Oficiais (1998ª e 2011), dentre outros. As aprendizagens decorrentes desta experiência foram gratificantes, pois podemos perceber várias conquistas. O que percebemos como reflexo das aprendizagens conquistadas é um grande entusiasmo, os desafios foram enfrentados com alegria e prazer. Observamos avanços significativos no desenvolvimento de Ted, no que diz respeito à apropriação da rotina da escola, o processo de alfabetização e aos laços afetivos construídos com professoras e colegas. Falar sobre a aprendizagem significativa e prazerosa das crianças, junto a Ted, num clima de constante envolvimento, afeto e interação é sempre motivo de orgulho para as professoras que durante todo ano estiveram presentes nessas conquistas.Palavras chave: aprendizagem, criança, inclusão.ABSTRACTTREADING PATHS TO A PROCESS OF SIGNIFICANT LEARNING : AN EXPERIENCE OF INCLUSIONIn this paper we discuss a case study of a child with autism traits , through the analysis of the experience in the classroom itself , which aims to analyze the learning process of the subject under discussion , reporting their difficulties , their progress , their achievements , with the group. We work with the qualitative research approach through a case study . For our reflections , we transition the theory / practice relationship, establishing a dialogue with authors such as : Ludke and Andrè , 1986; Carvalho (2003 and 2004 ) ; Mahoney (2004); Pimentel (2014 ); Official Documents ( 1998ª and 2011 ) , among others . The learnings derived from this experience were gratifying , because we realize many achievements . What we perceive as a reflection of learning is conquered great enthusiasm , challenges were met with joy and pleasure . Observe significant advances in the development of Ted , regarding the appropriation of the routine of school, the literacy process and the emotional ties built with teachers and peers . Talk about meaningful and enjoyable learning for children , along with Ted , in a climate of constant engagement , affection and interaction is always a source of pride for the teachers who were present during the whole year in these achievements .Keywords : learning , children , inclusion.