TRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9259 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 704 "inscrito_id" => 3249 "titulo" => "TRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO" "resumo" => "RESUMOTRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃONesse artigo abordamos um estudo de caso de uma criança com traços de autismo, através da análise da experiência na própria sala de aula, que objetiva analisar o processo de aprendizagem do sujeito em apreciação, relatando suas dificuldades, seus avanços, suas conquistas, junto ao grupo. Trabalhamos com a abordagem qualitativa de pesquisa, através de um estudo de caso. Para as nossas reflexões, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Ludke e Andrè, 1986; Carvalho (2003 e 2004); Mahoney (2004); Pimentel (2014); Documentos Oficiais (1998ª e 2011), dentre outros. As aprendizagens decorrentes desta experiência foram gratificantes, pois podemos perceber várias conquistas. O que percebemos como reflexo das aprendizagens conquistadas é um grande entusiasmo, os desafios foram enfrentados com alegria e prazer. Observamos avanços significativos no desenvolvimento de Ted, no que diz respeito à apropriação da rotina da escola, o processo de alfabetização e aos laços afetivos construídos com professoras e colegas. Falar sobre a aprendizagem significativa e prazerosa das crianças, junto a Ted, num clima de constante envolvimento, afeto e interação é sempre motivo de orgulho para as professoras que durante todo ano estiveram presentes nessas conquistas.Palavras chave: aprendizagem, criança, inclusão.ABSTRACTTREADING PATHS TO A PROCESS OF SIGNIFICANT LEARNING : AN EXPERIENCE OF INCLUSIONIn this paper we discuss a case study of a child with autism traits , through the analysis of the experience in the classroom itself , which aims to analyze the learning process of the subject under discussion , reporting their difficulties , their progress , their achievements , with the group. We work with the qualitative research approach through a case study . For our reflections , we transition the theory / practice relationship, establishing a dialogue with authors such as : Ludke and Andrè , 1986; Carvalho (2003 and 2004 ) ; Mahoney (2004); Pimentel (2014 ); Official Documents ( 1998ª and 2011 ) , among others . The learnings derived from this experience were gratifying , because we realize many achievements . What we perceive as a reflection of learning is conquered great enthusiasm , challenges were met with joy and pleasure . Observe significant advances in the development of Ted , regarding the appropriation of the routine of school, the literacy process and the emotional ties built with teachers and peers . Talk about meaningful and enjoyable learning for children , along with Ted , in a climate of constant engagement , affection and interaction is always a source of pride for the teachers who were present during the whole year in these achievements .Keywords : learning , children , inclusion." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CRIANÇA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_00_19_46_idinscrito_3249_a7c3e6b2af04a16f39df0ad7918c4398.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "UILIETE" "autor_email" => "etinharon@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9259 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 704 "inscrito_id" => 3249 "titulo" => "TRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO" "resumo" => "RESUMOTRILHANDO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃONesse artigo abordamos um estudo de caso de uma criança com traços de autismo, através da análise da experiência na própria sala de aula, que objetiva analisar o processo de aprendizagem do sujeito em apreciação, relatando suas dificuldades, seus avanços, suas conquistas, junto ao grupo. Trabalhamos com a abordagem qualitativa de pesquisa, através de um estudo de caso. Para as nossas reflexões, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Ludke e Andrè, 1986; Carvalho (2003 e 2004); Mahoney (2004); Pimentel (2014); Documentos Oficiais (1998ª e 2011), dentre outros. As aprendizagens decorrentes desta experiência foram gratificantes, pois podemos perceber várias conquistas. O que percebemos como reflexo das aprendizagens conquistadas é um grande entusiasmo, os desafios foram enfrentados com alegria e prazer. Observamos avanços significativos no desenvolvimento de Ted, no que diz respeito à apropriação da rotina da escola, o processo de alfabetização e aos laços afetivos construídos com professoras e colegas. Falar sobre a aprendizagem significativa e prazerosa das crianças, junto a Ted, num clima de constante envolvimento, afeto e interação é sempre motivo de orgulho para as professoras que durante todo ano estiveram presentes nessas conquistas.Palavras chave: aprendizagem, criança, inclusão.ABSTRACTTREADING PATHS TO A PROCESS OF SIGNIFICANT LEARNING : AN EXPERIENCE OF INCLUSIONIn this paper we discuss a case study of a child with autism traits , through the analysis of the experience in the classroom itself , which aims to analyze the learning process of the subject under discussion , reporting their difficulties , their progress , their achievements , with the group. We work with the qualitative research approach through a case study . For our reflections , we transition the theory / practice relationship, establishing a dialogue with authors such as : Ludke and Andrè , 1986; Carvalho (2003 and 2004 ) ; Mahoney (2004); Pimentel (2014 ); Official Documents ( 1998ª and 2011 ) , among others . The learnings derived from this experience were gratifying , because we realize many achievements . What we perceive as a reflection of learning is conquered great enthusiasm , challenges were met with joy and pleasure . Observe significant advances in the development of Ted , regarding the appropriation of the routine of school, the literacy process and the emotional ties built with teachers and peers . Talk about meaningful and enjoyable learning for children , along with Ted , in a climate of constant engagement , affection and interaction is always a source of pride for the teachers who were present during the whole year in these achievements .Keywords : learning , children , inclusion." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CRIANÇA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_00_19_46_idinscrito_3249_a7c3e6b2af04a16f39df0ad7918c4398.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "UILIETE" "autor_email" => "etinharon@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }