Artigo Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E MASCULINIDADES: REFLEXÕES NA DIREÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MASCULINIDADES, GÊNERO, EXCLUSÃO, BULLYING Comunicação Oral (CO) ET 30 - Práticas Corporais: Diálogos com Gênero, Corpo e Sexualidade
"2022-10-19 09:12:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87526
    "edicao_id" => 297
    "trabalho_id" => 170
    "inscrito_id" => 1186
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E MASCULINIDADES: REFLEXÕES NA DIREÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA"
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO DESTACA A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES PARA INTERPRETARMOS\r\n
      PRÁTICAS COTIDIANAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, COMO MECANISMOS DE EXCLUSÃO\r\n
      DE GÊNERO, QUE OPERAM ATRAVÉS DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS. DE CARÁTER QUALITATIVO E\r\n
      EXPLORATÓRIO, APÓS EFETUARMOS UM LEVANTAMENTO SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES\r\n
      QUE SE RELACIONAM COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, APRESENTAMOS UMA PROPOSIÇÃO\r\n
      DIDÁTICA QUE VISA COMBATER PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS RELACIONADAS ÀS MASCULINIDADES NO\r\n
      ÂMBITO DAS AULAS DESTE COMPONENTE CURRICULAR. CONCLUÍMOS QUE HÁ UMA ESCASSEZ DE\r\n
      PESQUISAS SOBRE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA, HAVENDO NECESSIDADE DE\r\n
      INCENTIVO À PRODUÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 30 - Práticas Corporais: Diálogos com Gênero, Corpo e Sexualidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MASCULINIDADES, GÊNERO, EXCLUSÃO, BULLYING"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA136_ID1186_22072022162908.pdf"
    "created_at" => "2022-10-19 14:21:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÔMULO SARMET DE MATTOS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RÔMULO"
    "autor_email" => "romulosarmet@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87526
    "edicao_id" => 297
    "trabalho_id" => 170
    "inscrito_id" => 1186
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E MASCULINIDADES: REFLEXÕES NA DIREÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA"
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO DESTACA A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES PARA INTERPRETARMOS\r\n
      PRÁTICAS COTIDIANAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, COMO MECANISMOS DE EXCLUSÃO\r\n
      DE GÊNERO, QUE OPERAM ATRAVÉS DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS. DE CARÁTER QUALITATIVO E\r\n
      EXPLORATÓRIO, APÓS EFETUARMOS UM LEVANTAMENTO SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES\r\n
      QUE SE RELACIONAM COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, APRESENTAMOS UMA PROPOSIÇÃO\r\n
      DIDÁTICA QUE VISA COMBATER PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS RELACIONADAS ÀS MASCULINIDADES NO\r\n
      ÂMBITO DAS AULAS DESTE COMPONENTE CURRICULAR. CONCLUÍMOS QUE HÁ UMA ESCASSEZ DE\r\n
      PESQUISAS SOBRE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA, HAVENDO NECESSIDADE DE\r\n
      INCENTIVO À PRODUÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 30 - Práticas Corporais: Diálogos com Gênero, Corpo e Sexualidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MASCULINIDADES, GÊNERO, EXCLUSÃO, BULLYING"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA136_ID1186_22072022162908.pdf"
    "created_at" => "2022-10-19 14:21:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÔMULO SARMET DE MATTOS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RÔMULO"
    "autor_email" => "romulosarmet@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de outubro de 2022

Resumo

ESTE ESTUDO DESTACA A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES PARA INTERPRETARMOS PRÁTICAS COTIDIANAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, COMO MECANISMOS DE EXCLUSÃO DE GÊNERO, QUE OPERAM ATRAVÉS DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS. DE CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO, APÓS EFETUARMOS UM LEVANTAMENTO SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES QUE SE RELACIONAM COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, APRESENTAMOS UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA QUE VISA COMBATER PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS RELACIONADAS ÀS MASCULINIDADES NO ÂMBITO DAS AULAS DESTE COMPONENTE CURRICULAR. CONCLUÍMOS QUE HÁ UMA ESCASSEZ DE PESQUISAS SOBRE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA, HAVENDO NECESSIDADE DE INCENTIVO À PRODUÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.