Artigo Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR AS DIFERENÇAS DE GÊNERO

Palavra-chaves: DIVERSIDADE DE GÊNERO, DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, , Comunicação Oral (CO) ET 09 - Corpos, Gênero e Infâncias: Memórias, Lutas e Resistências na Educação Infantil
"2022-10-19 09:12:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87519
    "edicao_id" => 297
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 845
    "titulo" => "DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR AS DIFERENÇAS DE GÊNERO"
    "resumo" => "ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA REFLETE SOBRE A POTENCIALIDADE DOS REGISTROS PEDAGÓGICOS COM CENAS DE GÊNERO VIVENCIADAS POR MENINAS E MENINOS DE 4 E 5 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO PAULO. DESTACA A INTENCIONALIDADE EDUCATIVA DE COLOCAR À DISPOSIÇÃO DAS CRIANÇAS TEMPOS, ESPAÇOS E MATERIAIS QUE FAVOREÇAM PROVOCAÇÕES À IMAGINAÇÃO E A DIALOGAREM SOBRE AS SUAS PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO. APRESENTA CENAS ONDE PODEMOS APRENDER COM MENINAS E MENINOS AS FORMAS COMO CONSTROEM AS SUAS IDENTIDADES DE GÊNERO. APONTA PARA AS POTENCIALIDADES DA BUSCA DOCENTE POR MUDANÇAS DE POSTURAS, REVELANDO COMO AS INTENÇÕES PEDAGÓGICAS SÃO SOFISTICADAS, QUANDO ELAS POSSIBILITAM CONTEXTOS LÚDICOS INVESTIGATIVOS QUE POTENCIALIZAM EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA INFÂNCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 09 - Corpos, Gênero e Infâncias: Memórias, Lutas e Resistências na Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE DE GÊNERO, DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA115_ID845_24072022182602.pdf"
    "created_at" => "2022-10-19 14:21:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE GONÇALVES DO NASCIMENTO FARIA "
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE"
    "autor_email" => "faria.michelle@unifesp.br"
    "autor_ies" => "UNIFESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87519
    "edicao_id" => 297
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 845
    "titulo" => "DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR AS DIFERENÇAS DE GÊNERO"
    "resumo" => "ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA REFLETE SOBRE A POTENCIALIDADE DOS REGISTROS PEDAGÓGICOS COM CENAS DE GÊNERO VIVENCIADAS POR MENINAS E MENINOS DE 4 E 5 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO PAULO. DESTACA A INTENCIONALIDADE EDUCATIVA DE COLOCAR À DISPOSIÇÃO DAS CRIANÇAS TEMPOS, ESPAÇOS E MATERIAIS QUE FAVOREÇAM PROVOCAÇÕES À IMAGINAÇÃO E A DIALOGAREM SOBRE AS SUAS PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO. APRESENTA CENAS ONDE PODEMOS APRENDER COM MENINAS E MENINOS AS FORMAS COMO CONSTROEM AS SUAS IDENTIDADES DE GÊNERO. APONTA PARA AS POTENCIALIDADES DA BUSCA DOCENTE POR MUDANÇAS DE POSTURAS, REVELANDO COMO AS INTENÇÕES PEDAGÓGICAS SÃO SOFISTICADAS, QUANDO ELAS POSSIBILITAM CONTEXTOS LÚDICOS INVESTIGATIVOS QUE POTENCIALIZAM EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA INFÂNCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 09 - Corpos, Gênero e Infâncias: Memórias, Lutas e Resistências na Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE DE GÊNERO, DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA115_ID845_24072022182602.pdf"
    "created_at" => "2022-10-19 14:21:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE GONÇALVES DO NASCIMENTO FARIA "
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE"
    "autor_email" => "faria.michelle@unifesp.br"
    "autor_ies" => "UNIFESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de outubro de 2022

Resumo

ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA REFLETE SOBRE A POTENCIALIDADE DOS REGISTROS PEDAGÓGICOS COM CENAS DE GÊNERO VIVENCIADAS POR MENINAS E MENINOS DE 4 E 5 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO PAULO. DESTACA A INTENCIONALIDADE EDUCATIVA DE COLOCAR À DISPOSIÇÃO DAS CRIANÇAS TEMPOS, ESPAÇOS E MATERIAIS QUE FAVOREÇAM PROVOCAÇÕES À IMAGINAÇÃO E A DIALOGAREM SOBRE AS SUAS PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO. APRESENTA CENAS ONDE PODEMOS APRENDER COM MENINAS E MENINOS AS FORMAS COMO CONSTROEM AS SUAS IDENTIDADES DE GÊNERO. APONTA PARA AS POTENCIALIDADES DA BUSCA DOCENTE POR MUDANÇAS DE POSTURAS, REVELANDO COMO AS INTENÇÕES PEDAGÓGICAS SÃO SOFISTICADAS, QUANDO ELAS POSSIBILITAM CONTEXTOS LÚDICOS INVESTIGATIVOS QUE POTENCIALIZAM EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA INFÂNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.