A educação na perspectiva da pedagogia humanística libertadora é uma ação fundamental, para que se possa romper as barreiras que entravam o desenvolvimento social em Comunidades carentes de Campina Grande-PB. Nesta perspectiva, o presente artigo fruto das ações desenvolvidas no programa EDUCAÇÃO, LEITURA E ARTE: POR UM DIÁLOGO ENTRE A CULTURA POPULAR E A UNIVERSIDADE – PROELART, tem como objetivo possibilitar algumas reflexões sobre a dialogicidade existente entre as categorias Educação, Cultura e Desenvolvimento Local. Tendo por base as ações desenvolvidas pelo Programa PROELART este artigo buscou fazer suas análises centrado na perspectiva da pedagogia humanista e libertadora. Desta forma, por meio dos relatórios finais produzidos pelos educadores a partir das realidades de suas respectivas comunidades de atuação buscou-se evidencializar a interconexão existente entre as categorias Educação, Cultura e Desenvolvimento Local ressaltando falas produzidas pelos educandos através de cartas e depoimentos gravados. Constatou-se, portanto, que apesar das dificuldades em codificar e decodificar o processo de leitura e escrita, foi possível observar a evolução dos educandos na aquisição de saberes, domínio de oralidade, aquisição de autonomia e questionamento e leitura das suas realidades sociais com posicionamentos mais críticos. Ademais, é inegável a contribuição do programa para a diminuição da taxa de analfabetismo no município, bem como a importância que teve como agente estimulador para os educandos buscarem dar continuidade aos seus estudos.