EDUCAÇÃO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PROELART PARA A CONSTRUÇÃO DE LIBERDADES
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8739 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 985 "inscrito_id" => 3623 "titulo" => "EDUCAÇÃO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PROELART PARA A CONSTRUÇÃO DE LIBERDADES" "resumo" => "A educação na perspectiva da pedagogia humanística libertadora é uma ação fundamental, para que se possa romper as barreiras que entravam o desenvolvimento social em Comunidades carentes de Campina Grande-PB. Nesta perspectiva, o presente artigo fruto das ações desenvolvidas no programa EDUCAÇÃO, LEITURA E ARTE: POR UM DIÁLOGO ENTRE A CULTURA POPULAR E A UNIVERSIDADE – PROELART, tem como objetivo possibilitar algumas reflexões sobre a dialogicidade existente entre as categorias Educação, Cultura e Desenvolvimento Local. Tendo por base as ações desenvolvidas pelo Programa PROELART este artigo buscou fazer suas análises centrado na perspectiva da pedagogia humanista e libertadora. Desta forma, por meio dos relatórios finais produzidos pelos educadores a partir das realidades de suas respectivas comunidades de atuação buscou-se evidencializar a interconexão existente entre as categorias Educação, Cultura e Desenvolvimento Local ressaltando falas produzidas pelos educandos através de cartas e depoimentos gravados. Constatou-se, portanto, que apesar das dificuldades em codificar e decodificar o processo de leitura e escrita, foi possível observar a evolução dos educandos na aquisição de saberes, domínio de oralidade, aquisição de autonomia e questionamento e leitura das suas realidades sociais com posicionamentos mais críticos. Ademais, é inegável a contribuição do programa para a diminuição da taxa de analfabetismo no município, bem como a importância que teve como agente estimulador para os educandos buscarem dar continuidade aos seus estudos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, CULTURA, DESENVOLVIMENTO LOCAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_11_2014_20_42_47_idinscrito_3623_d64f0e5f33e10c42fe2f819670d11978.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINILDA RUFINO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FRANCINILDA" "autor_email" => "francinildarufinouepb@hot" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8739 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 985 "inscrito_id" => 3623 "titulo" => "EDUCAÇÃO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PROELART PARA A CONSTRUÇÃO DE LIBERDADES" "resumo" => "A educação na perspectiva da pedagogia humanística libertadora é uma ação fundamental, para que se possa romper as barreiras que entravam o desenvolvimento social em Comunidades carentes de Campina Grande-PB. Nesta perspectiva, o presente artigo fruto das ações desenvolvidas no programa EDUCAÇÃO, LEITURA E ARTE: POR UM DIÁLOGO ENTRE A CULTURA POPULAR E A UNIVERSIDADE – PROELART, tem como objetivo possibilitar algumas reflexões sobre a dialogicidade existente entre as categorias Educação, Cultura e Desenvolvimento Local. Tendo por base as ações desenvolvidas pelo Programa PROELART este artigo buscou fazer suas análises centrado na perspectiva da pedagogia humanista e libertadora. Desta forma, por meio dos relatórios finais produzidos pelos educadores a partir das realidades de suas respectivas comunidades de atuação buscou-se evidencializar a interconexão existente entre as categorias Educação, Cultura e Desenvolvimento Local ressaltando falas produzidas pelos educandos através de cartas e depoimentos gravados. Constatou-se, portanto, que apesar das dificuldades em codificar e decodificar o processo de leitura e escrita, foi possível observar a evolução dos educandos na aquisição de saberes, domínio de oralidade, aquisição de autonomia e questionamento e leitura das suas realidades sociais com posicionamentos mais críticos. Ademais, é inegável a contribuição do programa para a diminuição da taxa de analfabetismo no município, bem como a importância que teve como agente estimulador para os educandos buscarem dar continuidade aos seus estudos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, CULTURA, DESENVOLVIMENTO LOCAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_11_2014_20_42_47_idinscrito_3623_d64f0e5f33e10c42fe2f819670d11978.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINILDA RUFINO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FRANCINILDA" "autor_email" => "francinildarufinouepb@hot" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }