A educação física pode estimular as habilidades de pensamento que mais afetam o desempenho escolar dos educandos. O objetivo desse estudo foi fornecer informações respondendo a vários questionamentos relacionados à Educação Física (EF) e sua realidade no ensino fundamental I nas escolas indígenas de Rio Tinto-PB. Foram observados 20 docentes em 03 unidades de ensino diferenciadas através de pesquisa quantitativa e qualitativa. Poderemos visualizar que segundo as respostas do roteiro de entrevistas nenhum educador, pedagogo, admitiu ministrar aulas da componente curricular educação física, portanto, partindo desse posicionamento tornou-se claro que 20 turmas, onde estudam aproximadamente 300 alunos, não estão sendo contemplados com a educação física escolar. Os resultados demonstraram a necessidade de poder contar com o profissional licenciado em educação física na primeira fase do ensino fundamental. Então acreditamos que já estara comprovado a necessidade da atuação de um profissional da EF para atuar em toda e qualquer etapa da educação básica, inclusive nas turmas de primeira fase o ensino fundamental, como também na educação infantil, pois nossos educandos nessecitam se envolver com a cultura corporal do movimento, onde muitos, inclusive, já inferiu essa necessidade para os docentes da primeira fase do ensino fundamental I e gestão escolar.