A adoção de métodos de ensino como indicativo de melhoria na absorção de conteúdos ministrados na educação do campo desde sempre tem sido enfoque de diversos autores que relacionam teoria e prática como forma de contribuir para uma aprendizagem significativa. Este trabalho apresenta como proposta avaliar a contribuição do acesso a tecnologias de informação e comunicação como estratégia de ensino voltada a educação do campo. Para tanto, contou com a participação de professores de nível médio mediante aplicação de questionário semiestruturado justificado pela necessidade de se obter uma visão aprofundada dos entrevistados acerca do acesso e manuseio das tecnologias de informação e comunicação disponíveis em uma escola pública. Os resultados apontaram que o acesso a informática pode ser uma excelente ferramenta na educação do campo uma vez que proporciona uma melhor absorção dos conteúdos, troca de informações e experiências entre alunos e professores no conhecimento prévio. Contudo, a educação do campo ainda tem um longo caminho a trilhar para proporcionar a seus ávidos alunos uma educação de qualidade e menos excludente. Vale salientar que essa exclusão, não é só de cunho digital, mas também de outros recursos diversos que colaboram diretamente com o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. São carências múltiplas que acabam por esvaziar as escolas rurais.