Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONCEPÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Este estudo objetivou realizar um levantamento acerca das compreensões dos estudantes de Licenciatura em Física sobre alguns aspectos acerca de suas visões sobre a produção do conhecimento científico. Em consequência, espera-se reunir elementos que contribuam para sustentar sugestões para o currículo dos cursos de Licenciatura em Física, com vistas a uma formação de professores que não negligencie o conhecimento contemporâneo acerca da produção do conhecimento científico. Participaram da pesquisa estudantes de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os dados foram coletados a partir de um questionário no qual as questões propostas aos estudantes tiveram como base áreas centrais de discussão sobre epistemologia científica. Com as respostas obtidas organizamos o campo de análise com base na elaboração de um quadro representativo e articulado das visões sobre ciência nas dimensões investigadas. A partir deste quadro realizamos uma análise qualitativa, ainda preliminar, tendo como referencial teórico a epistemologia da Ciência de filósofos contemporâneos, tais como, Gaston Bachelard, Thomas Kuhn e Imre Lakatos entre outros que se mostraram adequados para uma análise consistente dos dados obtidos. A partir desta análise pudemos notar o que chamamos de visões deformadas da ciência, dentre elas temos, a ciência como algo rígido, que é comandado por um método científico rigoroso e universal, e concepções empírico-indutivistas do fazer científico. Embora se constate a presença de concepções equivocadas sobre a ciência também é importante destacar que aspectos compatíveis com uma visão contemporânea sobre o fazer científico também foram encontrados na análise, como por exemplo, a não neutralidade da ciência.

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