Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O RECURSO DIDÁTICO “PAINEL FOTOGRÁFICO COLETIVO: O CAMPO/MEU LUGAR EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19” NO ENSINO DE GEGORAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87343
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 888
    "titulo" => "O RECURSO DIDÁTICO “PAINEL FOTOGRÁFICO COLETIVO: O CAMPO/MEU LUGAR EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19” NO ENSINO DE GEGORAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Essa pesquisa relata a experiência da produção do recurso didático intitulado “Painel fotográfico coletivo: o campo/meu lugar em tempos da Pandemia da COVID-19 ” que foi construído no âmbito do curso de extensão intitulado “A Produção de Recursos Diáticos no Ensino de Geografía para as Escolas do Campo no Contexto da Pandemia do Coronavírus (COVID – 19)”, o mesmo, foi ministrado pela LECAMPO/CDSA/UFCG no período compreendido entre março 2020 a dezembro de 2021, o curso, teve por objetivo produzir recursos didáticos no ensino de Geografia para auxiliar professores que estavam desenvolvendo atividades remotas nas escolas do campo, enfocando a importância de produzir e utilizar recursos didáticos contextualizados como possibilidade de potencializar o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo no contexto da Pandemia do Coronavírus (COVID-19). No decorrer do curso, produzimos o recurso didático o painel fotográfico coletivo: o campo/meu lugar em tempos da pandemia da COVID-19, que teve por objetivo retratar a vivência dos moradores da zona rural do município de Itapetim-PE em relação a COVID-19, através das fotografias e depoimentos dos mesmos, servindo o painel como recurso didático a ser utilizado no ensino de Geografia nas escolas do Campo. Nessa pesquisa utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Participante, assim, foram entrevistados e fotografados 10 (dez) morados que relataram suas vivências no campo (zona rural) em tempos da pandemia. Os relatos das entrevistas e as fotografias foram utilizadas na produção do recurso didático. Ao fim da pesquisa, foi produzido o recurso didático em tela que articulou o ensino de Geografia e a COVID-19, o mesmo serviu para dinamizar a aula de Geografia no contexto da pandemia e verificar o potencial dessa produção no processo de ensino-aprendizagem da disciplina nas escolas do campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID888_TB414_30052022204207.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Fabiano Custódi"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87343
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 888
    "titulo" => "O RECURSO DIDÁTICO “PAINEL FOTOGRÁFICO COLETIVO: O CAMPO/MEU LUGAR EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19” NO ENSINO DE GEGORAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Essa pesquisa relata a experiência da produção do recurso didático intitulado “Painel fotográfico coletivo: o campo/meu lugar em tempos da Pandemia da COVID-19 ” que foi construído no âmbito do curso de extensão intitulado “A Produção de Recursos Diáticos no Ensino de Geografía para as Escolas do Campo no Contexto da Pandemia do Coronavírus (COVID – 19)”, o mesmo, foi ministrado pela LECAMPO/CDSA/UFCG no período compreendido entre março 2020 a dezembro de 2021, o curso, teve por objetivo produzir recursos didáticos no ensino de Geografia para auxiliar professores que estavam desenvolvendo atividades remotas nas escolas do campo, enfocando a importância de produzir e utilizar recursos didáticos contextualizados como possibilidade de potencializar o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo no contexto da Pandemia do Coronavírus (COVID-19). No decorrer do curso, produzimos o recurso didático o painel fotográfico coletivo: o campo/meu lugar em tempos da pandemia da COVID-19, que teve por objetivo retratar a vivência dos moradores da zona rural do município de Itapetim-PE em relação a COVID-19, através das fotografias e depoimentos dos mesmos, servindo o painel como recurso didático a ser utilizado no ensino de Geografia nas escolas do Campo. Nessa pesquisa utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Participante, assim, foram entrevistados e fotografados 10 (dez) morados que relataram suas vivências no campo (zona rural) em tempos da pandemia. Os relatos das entrevistas e as fotografias foram utilizadas na produção do recurso didático. Ao fim da pesquisa, foi produzido o recurso didático em tela que articulou o ensino de Geografia e a COVID-19, o mesmo serviu para dinamizar a aula de Geografia no contexto da pandemia e verificar o potencial dessa produção no processo de ensino-aprendizagem da disciplina nas escolas do campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID888_TB414_30052022204207.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Fabiano Custódi"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Essa pesquisa relata a experiência da produção do recurso didático intitulado “Painel fotográfico coletivo: o campo/meu lugar em tempos da Pandemia da COVID-19 ” que foi construído no âmbito do curso de extensão intitulado “A Produção de Recursos Diáticos no Ensino de Geografía para as Escolas do Campo no Contexto da Pandemia do Coronavírus (COVID – 19)”, o mesmo, foi ministrado pela LECAMPO/CDSA/UFCG no período compreendido entre março 2020 a dezembro de 2021, o curso, teve por objetivo produzir recursos didáticos no ensino de Geografia para auxiliar professores que estavam desenvolvendo atividades remotas nas escolas do campo, enfocando a importância de produzir e utilizar recursos didáticos contextualizados como possibilidade de potencializar o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo no contexto da Pandemia do Coronavírus (COVID-19). No decorrer do curso, produzimos o recurso didático o painel fotográfico coletivo: o campo/meu lugar em tempos da pandemia da COVID-19, que teve por objetivo retratar a vivência dos moradores da zona rural do município de Itapetim-PE em relação a COVID-19, através das fotografias e depoimentos dos mesmos, servindo o painel como recurso didático a ser utilizado no ensino de Geografia nas escolas do Campo. Nessa pesquisa utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Participante, assim, foram entrevistados e fotografados 10 (dez) morados que relataram suas vivências no campo (zona rural) em tempos da pandemia. Os relatos das entrevistas e as fotografias foram utilizadas na produção do recurso didático. Ao fim da pesquisa, foi produzido o recurso didático em tela que articulou o ensino de Geografia e a COVID-19, o mesmo serviu para dinamizar a aula de Geografia no contexto da pandemia e verificar o potencial dessa produção no processo de ensino-aprendizagem da disciplina nas escolas do campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.