Nos dias atuais nota-se uma forte preocupação com as questões de conservação ambiental, nesse sentido vários países desenvolvem planos e diretrizes para promoção do desenvolvimento sustentável dos seus respectivos territórios, remediando os impactos negativos causados ao ambiente natural em decorrência do desenfreado crescimento econômico das sociedades. Nesse sentido, o empresariado acompanha esse pensamento sustentável, passando a investir na reformulação das suas bases e tomada de decisões para promoção de uma imagem ecologicamente sustentável para os consumidores através de um conjunto de medidas denominado marketing verde. Contudo, nem sempre o que se mostra é de fato cumprido pelos anunciantes, transformando as ações promovidas que serviriam de auxílio para a conservação ambiental em medidas pouco relevantes para a conservação ambiental. Portanto, considerando a importância de se tratar questões de conservação ambiental, o presente trabalho realizou um levantamento bibliográfico sobre a fundamentação das estratégias de marketing ambiental utilizadas pelas empresas brasileiras nos últimos cincos anos, apontando a influência dessas práticas na decisão final do consumidor para adquirir os produtos. No percurso metodológico, utilizamos bibliografias levantadas no banco de dados do Google Acadêmico, através de palavras chaves “Marketing Verde”, “Sustentabilidade” e “Empresarial”, selecionando os trabalhos através de Periódicos Qualis Capes. Os resultados demonstram estratégias de marketing ambiental pelo empresariado vinculados a uma forte publicidade com divulgação de ações tomadas nos processos de fabricação dos produtos, logística reversa e selos verdes, no fortalecimento da imagem da organização como ecologicamente consciente, essas ações influenciam o consumidor no processo de decisão de compra para a busca de produtos verdes que reduzem impactos nocivos e auxiliam na conservação do meio ambiente,