O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões com estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa tem caráter qualitativo e cunho exploratório e dele participam 23 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica tratamos do Pensamento Computacional (PC), habilidade relacionada a resolução de problemas enfatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase ao reconhecimento de padrões e sua relação com o conteúdo de sequências, tomando como referência autores como Wing (2006), Brachman (2017), Selby e Woolard (2010), Fernández, Zúñiga, Rosas, Guerrero (2018), dentre outros. Discutimos sobre a formação inicial docente de professores de Matemática, com base nos estudos de Moreira e Ferreira (2021), Pavão (2006), Shulman (1987), Ball, Thames e Phelps (2008) e outros, com foco no ensino de sequências na Educação Básica. Para coleta de dados faremos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC, cujos resultados serão analisados com base em critérios de análise delimitados a posteriori, levando em consideração elementos do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC. Pretendemos contribuir com o campo de pesquisas envolvendo PC e Matemática, em especifico no que trata do conteúdo de sequências, além de suscitar ideias de futuras pesquisas nessa linha.