PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87029 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 216 "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS" "resumo" => "O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões com estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa tem caráter qualitativo e cunho exploratório e dele participam 23 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica tratamos do Pensamento Computacional (PC), habilidade relacionada a resolução de problemas enfatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase ao reconhecimento de padrões e sua relação com o conteúdo de sequências, tomando como referência autores como Wing (2006), Brachman (2017), Selby e Woolard (2010), Fernández, Zúñiga, Rosas, Guerrero (2018), dentre outros. Discutimos sobre a formação inicial docente de professores de Matemática, com base nos estudos de Moreira e Ferreira (2021), Pavão (2006), Shulman (1987), Ball, Thames e Phelps (2008) e outros, com foco no ensino de sequências na Educação Básica. Para coleta de dados faremos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC, cujos resultados serão analisados com base em critérios de análise delimitados a posteriori, levando em consideração elementos do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC. Pretendemos contribuir com o campo de pesquisas envolvendo PC e Matemática, em especifico no que trata do conteúdo de sequências, além de suscitar ideias de futuras pesquisas nessa linha." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID216_TB336_22082022140733.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANNA BARBARA APOLINARIO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LUANNA BARBARA" "autor_email" => "luannab19@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87029 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 216 "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS" "resumo" => "O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões com estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa tem caráter qualitativo e cunho exploratório e dele participam 23 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica tratamos do Pensamento Computacional (PC), habilidade relacionada a resolução de problemas enfatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase ao reconhecimento de padrões e sua relação com o conteúdo de sequências, tomando como referência autores como Wing (2006), Brachman (2017), Selby e Woolard (2010), Fernández, Zúñiga, Rosas, Guerrero (2018), dentre outros. Discutimos sobre a formação inicial docente de professores de Matemática, com base nos estudos de Moreira e Ferreira (2021), Pavão (2006), Shulman (1987), Ball, Thames e Phelps (2008) e outros, com foco no ensino de sequências na Educação Básica. Para coleta de dados faremos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC, cujos resultados serão analisados com base em critérios de análise delimitados a posteriori, levando em consideração elementos do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC. Pretendemos contribuir com o campo de pesquisas envolvendo PC e Matemática, em especifico no que trata do conteúdo de sequências, além de suscitar ideias de futuras pesquisas nessa linha." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID216_TB336_22082022140733.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANNA BARBARA APOLINARIO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LUANNA BARBARA" "autor_email" => "luannab19@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }