Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87029
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 336
    "inscrito_id" => 216
    "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS"
    "resumo" => "O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões com estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa tem caráter qualitativo e cunho exploratório e dele participam 23 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica tratamos do Pensamento Computacional (PC), habilidade relacionada a resolução de problemas enfatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase ao reconhecimento de padrões e sua relação com o conteúdo de sequências, tomando como referência autores como Wing (2006), Brachman (2017), Selby e Woolard (2010), Fernández, Zúñiga, Rosas, Guerrero (2018), dentre outros. Discutimos sobre a formação inicial docente de professores de Matemática, com base nos estudos de Moreira e Ferreira (2021), Pavão (2006), Shulman (1987), Ball, Thames e Phelps (2008) e outros, com foco no ensino de sequências na Educação Básica. Para coleta de dados faremos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC, cujos resultados serão analisados com base em critérios de análise delimitados a posteriori, levando em consideração elementos do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC. Pretendemos contribuir com o campo de pesquisas envolvendo PC e Matemática, em especifico no que trata do conteúdo de sequências, além de suscitar ideias de futuras pesquisas nessa linha."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID216_TB336_22082022140733.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANNA BARBARA APOLINARIO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LUANNA BARBARA"
    "autor_email" => "luannab19@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87029
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 336
    "inscrito_id" => 216
    "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS"
    "resumo" => "O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões com estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa tem caráter qualitativo e cunho exploratório e dele participam 23 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica tratamos do Pensamento Computacional (PC), habilidade relacionada a resolução de problemas enfatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase ao reconhecimento de padrões e sua relação com o conteúdo de sequências, tomando como referência autores como Wing (2006), Brachman (2017), Selby e Woolard (2010), Fernández, Zúñiga, Rosas, Guerrero (2018), dentre outros. Discutimos sobre a formação inicial docente de professores de Matemática, com base nos estudos de Moreira e Ferreira (2021), Pavão (2006), Shulman (1987), Ball, Thames e Phelps (2008) e outros, com foco no ensino de sequências na Educação Básica. Para coleta de dados faremos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC, cujos resultados serão analisados com base em critérios de análise delimitados a posteriori, levando em consideração elementos do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC. Pretendemos contribuir com o campo de pesquisas envolvendo PC e Matemática, em especifico no que trata do conteúdo de sequências, além de suscitar ideias de futuras pesquisas nessa linha."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID216_TB336_22082022140733.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANNA BARBARA APOLINARIO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LUANNA BARBARA"
    "autor_email" => "luannab19@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, que busca analisar a formação de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões com estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa tem caráter qualitativo e cunho exploratório e dele participam 23 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica tratamos do Pensamento Computacional (PC), habilidade relacionada a resolução de problemas enfatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase ao reconhecimento de padrões e sua relação com o conteúdo de sequências, tomando como referência autores como Wing (2006), Brachman (2017), Selby e Woolard (2010), Fernández, Zúñiga, Rosas, Guerrero (2018), dentre outros. Discutimos sobre a formação inicial docente de professores de Matemática, com base nos estudos de Moreira e Ferreira (2021), Pavão (2006), Shulman (1987), Ball, Thames e Phelps (2008) e outros, com foco no ensino de sequências na Educação Básica. Para coleta de dados faremos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC, cujos resultados serão analisados com base em critérios de análise delimitados a posteriori, levando em consideração elementos do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC. Pretendemos contribuir com o campo de pesquisas envolvendo PC e Matemática, em especifico no que trata do conteúdo de sequências, além de suscitar ideias de futuras pesquisas nessa linha.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.