A Educação Financeira é uma base necessária para que uma sociedade seja saudável financeiramente. Desde uma simples poupança para a aposentadoria até a compras conscientes no cartão de crédito, o ensino e conhecimento sobre a Educação Financeira pode contribuir de fato para que ações econômicas sejam mais coerentes. Talvez a importância desse tema esteja atrelada a discussões como essa em cenário acadêmico, especialmente nas pesquisas que envolvam a formação inicial de professores de curso de Licenciatura em Matemática. Este trabalho apresenta como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre os possíveis diálogos que podem existir entre a Educação Financeira e Educação Matemática Crítica, buscando contribuir para o entendimento das temáticas. Este é um estudo de revisão bibliográfica, onde foram utilizados sites de busca, como o Google Acadêmico e SCIELO, através das palavras-chave: Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Formação inicial de professores. Com o resultado da pesquisa foi possível comprovar que as temáticas estão relacionadas e que podem contribuir de fato para que a compreensão das temáticas torne uma sociedade saudável. Conclui-se então que a compreensão, pode ocasionar na conscientização de uma sociedade, na qual o professor formador atua como sujeito conscientizador na educação básica para indivíduos que podem tornar uma sociedade saudável financeiramente.