O presente estudo tem como objetivo compreender a dialética entre teoria e prática na formação docente continuada em Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia desenvolve-se numa perspectiva qualitativa fundada no materialismo histórico dialético, sendo este o caminho epistemológico para compreensão das relações estabelecidas no âmbito do processo de formação docente e dos conflitos e das contradições da prática educacional. Os resultados apontam que há uma carência histórica no âmbito da formação de educadores(as) em EJA, e no campo da escolaridade desta população, que atravessa os documentos oficiais e os pensamentos dos teóricos, os quais esboçaram suas ideias sobre esta temática, focando-as no preparo técnico e pedagógico dos(as) professores(as). Esses aspectos favorecem uma reflexão sobre os saberes que são produzidos na prática educacional mediante o trabalho humano que marcam as condições da unidade entre teoria e prática. O trabalho docente ao dissociar a teoria e a prática, o pensar e o fazer, o idealizar e o projetar, a ação contemplativa e ação prática, o ato de conhecer e o ato de criar, faz o educador sentir-se fora do trabalho, e fora de si no trabalho.