Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: FORMAÇÃO DE GERAÇÕES CONSCIENTES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SÉRIES INICIAIS, CONSCIENTIZAÇÃO Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8682
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1999
    "inscrito_id" => 1973
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: FORMAÇÃO DE GERAÇÕES CONSCIENTES"
    "resumo" => "Sabemos da importância de preservação da natureza, e nos últimos anos essa questão tem se levantado com ênfase dentro da sociedade. O problema tornou-se alvo de discussão dentro da escola e principalmente nas series iniciais, objetivando a formação de crianças com consciência para que no futuro possam ser adultos críticos e preocupados com o meio ambiente.A educação escolar ao longo dos anos tem mostrado a sua influência na nossa sociedade, a partir disto sentiu-se a necessidade de articular a Educação Ambiental com a Educação Escolar para buscar soluções dos problemas que vem cercando a nossa natureza. Partindo deste questionamento buscamos investigar qual o papel da educação ambiental nas series iniciais e se esses alunos estão sendo devidamente preparados, sabendo que são participantes e portanto responsáveis por um meio ambiente agradável. A pesquisa está sendo realizada em uma escola publica do município de Parnaíba durante as ações do Estágio Supervisionado precisamente nas turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, para a elaboração desta pesquisa contamos com analise bibliográfica, observação da conduta dos alunos durante as atividades, questionário e registro fotográfico.O espaço escolar possui questões ambientais a serem discutidas, e algumas já foram integradas aos temas analisados: reciclagem, limpeza da escola e preservação das árvores. A educação ambiental nas series iniciais a criança tende a desenvolver o animo para a conservação e preservação do meio em que viveUm fato relevante é que ao trabalhar a Educação ambiental nas series iniciais, o professor está possibilitando o seu aluno tornar-se participante do meio em que vive, levando-o a se questionar o que ele pode fazer para a melhoria do ecossistema. Não se pode negar que se faz necessário a articulação entre Educação Escolar e Educação Ambiental, desenvolvendo nos alunos sua intervenção reflexiva sobre os problemas que cercam nossa natureza.Para termos um planeta preservado é necessário formar as pessoas desde sua infância, levando-as a indagar como conviver de forma sustentável com nosso ecossistema. Em face aos novos tempos, a educação ambiental integra o planejamento como um tema relevante e permanente para nossos dias, buscando compreender e trazer essa realidade para os nossos alunos e melhorar a vida individual e coletiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SÉRIES INICIAIS, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_20_40_45_idinscrito_1973_fb8d597940694827438e39609059804a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA ARAUJO SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA ARAUJO"
    "autor_email" => "nayara.jorcielly@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8682
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1999
    "inscrito_id" => 1973
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: FORMAÇÃO DE GERAÇÕES CONSCIENTES"
    "resumo" => "Sabemos da importância de preservação da natureza, e nos últimos anos essa questão tem se levantado com ênfase dentro da sociedade. O problema tornou-se alvo de discussão dentro da escola e principalmente nas series iniciais, objetivando a formação de crianças com consciência para que no futuro possam ser adultos críticos e preocupados com o meio ambiente.A educação escolar ao longo dos anos tem mostrado a sua influência na nossa sociedade, a partir disto sentiu-se a necessidade de articular a Educação Ambiental com a Educação Escolar para buscar soluções dos problemas que vem cercando a nossa natureza. Partindo deste questionamento buscamos investigar qual o papel da educação ambiental nas series iniciais e se esses alunos estão sendo devidamente preparados, sabendo que são participantes e portanto responsáveis por um meio ambiente agradável. A pesquisa está sendo realizada em uma escola publica do município de Parnaíba durante as ações do Estágio Supervisionado precisamente nas turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, para a elaboração desta pesquisa contamos com analise bibliográfica, observação da conduta dos alunos durante as atividades, questionário e registro fotográfico.O espaço escolar possui questões ambientais a serem discutidas, e algumas já foram integradas aos temas analisados: reciclagem, limpeza da escola e preservação das árvores. A educação ambiental nas series iniciais a criança tende a desenvolver o animo para a conservação e preservação do meio em que viveUm fato relevante é que ao trabalhar a Educação ambiental nas series iniciais, o professor está possibilitando o seu aluno tornar-se participante do meio em que vive, levando-o a se questionar o que ele pode fazer para a melhoria do ecossistema. Não se pode negar que se faz necessário a articulação entre Educação Escolar e Educação Ambiental, desenvolvendo nos alunos sua intervenção reflexiva sobre os problemas que cercam nossa natureza.Para termos um planeta preservado é necessário formar as pessoas desde sua infância, levando-as a indagar como conviver de forma sustentável com nosso ecossistema. Em face aos novos tempos, a educação ambiental integra o planejamento como um tema relevante e permanente para nossos dias, buscando compreender e trazer essa realidade para os nossos alunos e melhorar a vida individual e coletiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SÉRIES INICIAIS, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_20_40_45_idinscrito_1973_fb8d597940694827438e39609059804a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA ARAUJO SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA ARAUJO"
    "autor_email" => "nayara.jorcielly@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Sabemos da importância de preservação da natureza, e nos últimos anos essa questão tem se levantado com ênfase dentro da sociedade. O problema tornou-se alvo de discussão dentro da escola e principalmente nas series iniciais, objetivando a formação de crianças com consciência para que no futuro possam ser adultos críticos e preocupados com o meio ambiente.A educação escolar ao longo dos anos tem mostrado a sua influência na nossa sociedade, a partir disto sentiu-se a necessidade de articular a Educação Ambiental com a Educação Escolar para buscar soluções dos problemas que vem cercando a nossa natureza. Partindo deste questionamento buscamos investigar qual o papel da educação ambiental nas series iniciais e se esses alunos estão sendo devidamente preparados, sabendo que são participantes e portanto responsáveis por um meio ambiente agradável. A pesquisa está sendo realizada em uma escola publica do município de Parnaíba durante as ações do Estágio Supervisionado precisamente nas turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, para a elaboração desta pesquisa contamos com analise bibliográfica, observação da conduta dos alunos durante as atividades, questionário e registro fotográfico.O espaço escolar possui questões ambientais a serem discutidas, e algumas já foram integradas aos temas analisados: reciclagem, limpeza da escola e preservação das árvores. A educação ambiental nas series iniciais a criança tende a desenvolver o animo para a conservação e preservação do meio em que viveUm fato relevante é que ao trabalhar a Educação ambiental nas series iniciais, o professor está possibilitando o seu aluno tornar-se participante do meio em que vive, levando-o a se questionar o que ele pode fazer para a melhoria do ecossistema. Não se pode negar que se faz necessário a articulação entre Educação Escolar e Educação Ambiental, desenvolvendo nos alunos sua intervenção reflexiva sobre os problemas que cercam nossa natureza.Para termos um planeta preservado é necessário formar as pessoas desde sua infância, levando-as a indagar como conviver de forma sustentável com nosso ecossistema. Em face aos novos tempos, a educação ambiental integra o planejamento como um tema relevante e permanente para nossos dias, buscando compreender e trazer essa realidade para os nossos alunos e melhorar a vida individual e coletiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.