EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: FORMAÇÃO DE GERAÇÕES CONSCIENTES
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8682 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1999 "inscrito_id" => 1973 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: FORMAÇÃO DE GERAÇÕES CONSCIENTES" "resumo" => "Sabemos da importância de preservação da natureza, e nos últimos anos essa questão tem se levantado com ênfase dentro da sociedade. O problema tornou-se alvo de discussão dentro da escola e principalmente nas series iniciais, objetivando a formação de crianças com consciência para que no futuro possam ser adultos críticos e preocupados com o meio ambiente.A educação escolar ao longo dos anos tem mostrado a sua influência na nossa sociedade, a partir disto sentiu-se a necessidade de articular a Educação Ambiental com a Educação Escolar para buscar soluções dos problemas que vem cercando a nossa natureza. Partindo deste questionamento buscamos investigar qual o papel da educação ambiental nas series iniciais e se esses alunos estão sendo devidamente preparados, sabendo que são participantes e portanto responsáveis por um meio ambiente agradável. A pesquisa está sendo realizada em uma escola publica do município de Parnaíba durante as ações do Estágio Supervisionado precisamente nas turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, para a elaboração desta pesquisa contamos com analise bibliográfica, observação da conduta dos alunos durante as atividades, questionário e registro fotográfico.O espaço escolar possui questões ambientais a serem discutidas, e algumas já foram integradas aos temas analisados: reciclagem, limpeza da escola e preservação das árvores. A educação ambiental nas series iniciais a criança tende a desenvolver o animo para a conservação e preservação do meio em que viveUm fato relevante é que ao trabalhar a Educação ambiental nas series iniciais, o professor está possibilitando o seu aluno tornar-se participante do meio em que vive, levando-o a se questionar o que ele pode fazer para a melhoria do ecossistema. Não se pode negar que se faz necessário a articulação entre Educação Escolar e Educação Ambiental, desenvolvendo nos alunos sua intervenção reflexiva sobre os problemas que cercam nossa natureza.Para termos um planeta preservado é necessário formar as pessoas desde sua infância, levando-as a indagar como conviver de forma sustentável com nosso ecossistema. Em face aos novos tempos, a educação ambiental integra o planejamento como um tema relevante e permanente para nossos dias, buscando compreender e trazer essa realidade para os nossos alunos e melhorar a vida individual e coletiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SÉRIES INICIAIS, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_20_40_45_idinscrito_1973_fb8d597940694827438e39609059804a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA ARAUJO SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAYARA ARAUJO" "autor_email" => "nayara.jorcielly@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8682 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1999 "inscrito_id" => 1973 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: FORMAÇÃO DE GERAÇÕES CONSCIENTES" "resumo" => "Sabemos da importância de preservação da natureza, e nos últimos anos essa questão tem se levantado com ênfase dentro da sociedade. O problema tornou-se alvo de discussão dentro da escola e principalmente nas series iniciais, objetivando a formação de crianças com consciência para que no futuro possam ser adultos críticos e preocupados com o meio ambiente.A educação escolar ao longo dos anos tem mostrado a sua influência na nossa sociedade, a partir disto sentiu-se a necessidade de articular a Educação Ambiental com a Educação Escolar para buscar soluções dos problemas que vem cercando a nossa natureza. Partindo deste questionamento buscamos investigar qual o papel da educação ambiental nas series iniciais e se esses alunos estão sendo devidamente preparados, sabendo que são participantes e portanto responsáveis por um meio ambiente agradável. A pesquisa está sendo realizada em uma escola publica do município de Parnaíba durante as ações do Estágio Supervisionado precisamente nas turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, para a elaboração desta pesquisa contamos com analise bibliográfica, observação da conduta dos alunos durante as atividades, questionário e registro fotográfico.O espaço escolar possui questões ambientais a serem discutidas, e algumas já foram integradas aos temas analisados: reciclagem, limpeza da escola e preservação das árvores. A educação ambiental nas series iniciais a criança tende a desenvolver o animo para a conservação e preservação do meio em que viveUm fato relevante é que ao trabalhar a Educação ambiental nas series iniciais, o professor está possibilitando o seu aluno tornar-se participante do meio em que vive, levando-o a se questionar o que ele pode fazer para a melhoria do ecossistema. Não se pode negar que se faz necessário a articulação entre Educação Escolar e Educação Ambiental, desenvolvendo nos alunos sua intervenção reflexiva sobre os problemas que cercam nossa natureza.Para termos um planeta preservado é necessário formar as pessoas desde sua infância, levando-as a indagar como conviver de forma sustentável com nosso ecossistema. Em face aos novos tempos, a educação ambiental integra o planejamento como um tema relevante e permanente para nossos dias, buscando compreender e trazer essa realidade para os nossos alunos e melhorar a vida individual e coletiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SÉRIES INICIAIS, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_20_40_45_idinscrito_1973_fb8d597940694827438e39609059804a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA ARAUJO SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAYARA ARAUJO" "autor_email" => "nayara.jorcielly@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }