Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho, de caráter bibliográfico, visa analisar as contribuições que a literatura infantil exerce sobre a aprendizagem das crianças e desenvolver uma reflexão sobre as metodologias de contação de histórias em sala de aula. O seu desenvolvimento trará algumas considerações sobre os diversos recursos e métodos que o professor pode se apropriar para contar histórias e motivar as crianças, além de suscitar as contribuições da narrativa literária para o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e até mesmo psicomotor. A partir de uma análise qualitativa e descritiva propomos investigar diversas obras que abordem o tema, visto a necessidade de se pensar o planejamento pedagógico na educação infantil com relação à contação de histórias e a importância da narrativa literária na sala de aula. Como aporte teórico nos utilizamos, principalmente, das contribuições de Amarilha (2001), Abramovich (2001), Busatto (2007), Souza e Bernardino (2011), entre outros, para quem a literatura infantil é elemento fundamental da prática pedagógica. Os resultados sinalizam a relevância da literatura infantil como mediadora entre a criança e o mundo, propiciando o alargamento no seu domínio linguístico, na fantasia e na identidade social, assim como para a necessidade de se pensar as práticas de ensino com o texto literário oral e escrito na sala de aula da educação infantil.

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