A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8316 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2164 "inscrito_id" => 3205 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho, de caráter bibliográfico, visa analisar as contribuições que a literatura infantil exerce sobre a aprendizagem das crianças e desenvolver uma reflexão sobre as metodologias de contação de histórias em sala de aula. O seu desenvolvimento trará algumas considerações sobre os diversos recursos e métodos que o professor pode se apropriar para contar histórias e motivar as crianças, além de suscitar as contribuições da narrativa literária para o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e até mesmo psicomotor. A partir de uma análise qualitativa e descritiva propomos investigar diversas obras que abordem o tema, visto a necessidade de se pensar o planejamento pedagógico na educação infantil com relação à contação de histórias e a importância da narrativa literária na sala de aula. Como aporte teórico nos utilizamos, principalmente, das contribuições de Amarilha (2001), Abramovich (2001), Busatto (2007), Souza e Bernardino (2011), entre outros, para quem a literatura infantil é elemento fundamental da prática pedagógica. Os resultados sinalizam a relevância da literatura infantil como mediadora entre a criança e o mundo, propiciando o alargamento no seu domínio linguístico, na fantasia e na identidade social, assim como para a necessidade de se pensar as práticas de ensino com o texto literário oral e escrito na sala de aula da educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LITERATURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_23_59_06_idinscrito_3205_c91b5ae5d6c85ee10a17c963c3ada4d0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEMÓSTENES DANTAS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "DEMÓSTENES" "autor_email" => "literaturaevida@yahoo.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8316 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2164 "inscrito_id" => 3205 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho, de caráter bibliográfico, visa analisar as contribuições que a literatura infantil exerce sobre a aprendizagem das crianças e desenvolver uma reflexão sobre as metodologias de contação de histórias em sala de aula. O seu desenvolvimento trará algumas considerações sobre os diversos recursos e métodos que o professor pode se apropriar para contar histórias e motivar as crianças, além de suscitar as contribuições da narrativa literária para o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e até mesmo psicomotor. A partir de uma análise qualitativa e descritiva propomos investigar diversas obras que abordem o tema, visto a necessidade de se pensar o planejamento pedagógico na educação infantil com relação à contação de histórias e a importância da narrativa literária na sala de aula. Como aporte teórico nos utilizamos, principalmente, das contribuições de Amarilha (2001), Abramovich (2001), Busatto (2007), Souza e Bernardino (2011), entre outros, para quem a literatura infantil é elemento fundamental da prática pedagógica. Os resultados sinalizam a relevância da literatura infantil como mediadora entre a criança e o mundo, propiciando o alargamento no seu domínio linguístico, na fantasia e na identidade social, assim como para a necessidade de se pensar as práticas de ensino com o texto literário oral e escrito na sala de aula da educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LITERATURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_23_59_06_idinscrito_3205_c91b5ae5d6c85ee10a17c963c3ada4d0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEMÓSTENES DANTAS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "DEMÓSTENES" "autor_email" => "literaturaevida@yahoo.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }