VIEIRA, Demóstenes Dantas et al.. A contação de histórias na educação infantil. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8316>. Acesso em: 05/11/2024 14:01
Este trabalho, de caráter bibliográfico, visa analisar as contribuições que a literatura infantil exerce sobre a aprendizagem das crianças e desenvolver uma reflexão sobre as metodologias de contação de histórias em sala de aula. O seu desenvolvimento trará algumas considerações sobre os diversos recursos e métodos que o professor pode se apropriar para contar histórias e motivar as crianças, além de suscitar as contribuições da narrativa literária para o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e até mesmo psicomotor. A partir de uma análise qualitativa e descritiva propomos investigar diversas obras que abordem o tema, visto a necessidade de se pensar o planejamento pedagógico na educação infantil com relação à contação de histórias e a importância da narrativa literária na sala de aula. Como aporte teórico nos utilizamos, principalmente, das contribuições de Amarilha (2001), Abramovich (2001), Busatto (2007), Souza e Bernardino (2011), entre outros, para quem a literatura infantil é elemento fundamental da prática pedagógica. Os resultados sinalizam a relevância da literatura infantil como mediadora entre a criança e o mundo, propiciando o alargamento no seu domínio linguístico, na fantasia e na identidade social, assim como para a necessidade de se pensar as práticas de ensino com o texto literário oral e escrito na sala de aula da educação infantil.