DESENVOLVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL COM OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO LETRAS A MAIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8644 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 972 "inscrito_id" => 3892 "titulo" => "DESENVOLVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL COM OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO LETRAS A MAIS" "resumo" => "Introdução: É visível a dificuldade dos professores-bolsistas em sala de aula para trabalhar com educação sexual (ES), pois a formação docente não aborda este tema. Por estarem em fase de identificação de gênero e sexual, enfrentando a quebra do masculino e feminino imaginários construídos pela sociedade, e por serem considerados um grupo vulnerável e que evidencia problemas relacionados à sexualidade, tais como o início de uma vida sexual ativa, gravidez indesejada, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e métodos contraceptivos, é de suma importância que pré-adolescentes e adolescentes discutam sobre sexualidade. No entanto, há, ainda, uma ausência muito grande de incentivo à prática da educação sexual de modo interdisciplinar, fazendo a junção da educação sexual com o foco da disciplina. A pesquisa visa a perceber quais são as dificuldades na temática e a necessidade de capacitação na área. Objetivos: Mostrar como a ES pode ser trabalhada e discutida dentro da sala de aula de português conciliada à transmissão do ensino focado na leitura e produção textual interdisciplinar, pois o foco do professor bolsista é um ensino dinâmico e inovador que possibilite novos temas dentro da sala de aula, incentivar os professores-bolsistas a pesquisar sobre a temática com a finalidade de o subprojeto Pibid Letras a Mais poder construir estratégias para que possa permitir um nexo maior entre a disciplina e à ES. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva (documental) através do método qualitativo-intervencionista pautada em teóricos como Rodrigues e Fontes (2002), Rufino el al (2013), Furlani (2009), Faulstich (1994) e Marcuschi (1983). A pesquisa está sendo desenvolvida com os professores-bolsistas do Pibid Letras a Mais que trabalham com alunos dos 6º e 7º anos de uma escola estadual da cidade de Montes Claros, MG. Resultados parciais: Diminuição do índice de preconceito entre os alunos e melhor entendimento sobre sexualidade e gênero; quebra da construção abstrata do masculino e do feminino; aumento da compreensão e dos níveis de prevenção de DSTs, métodos contraceptivos e gravidez indesejada. Conclusões parciais: Compreende-se, através desta pesquisa, que a vontade e a necessidade de desenvolver temáticas pertencentes à ES perpassam as relações pessoais, porque são constituintes dos sujeitos e de suas identidades (FURLANI, 2009). Educar não é algo neutro, formalizado por metodologias engessadas, pois existe uma íntima relação entre o que o professor e bolsista pensa e a sua prática pedagógica. O despreparo dos professores já formados e bolsistas sobre a ES é grande, pois a graduação que os licencia para ministrar aulas não os prepara para questões além do que um professor precisa para conduzir sua disciplina. A inserção da ES de forma interdisciplinar possibilitaria uma compreensão mais próxima à necessidade dos alunos, pois não ficaria restrita a termos técnicos utilizados pelos professores de algumas disciplinas e tampouco reduzidos à reprodução humana. Na língua portuguesa, o que mais facilita essa junção são as produções textuais e leituras, pois o aluno é exposto a várias fontes, facilitando seu acesso à ES. Por fim, percebe-se que uma capacitação aos universitários é conveniente, podendo acontecer em forma de disciplina eletiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, PIBID, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRODUÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_05_11_2014_10_10_05_idinscrito_3892_3b77a7d47db2badba5064ea8dece467a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUIZ HENRIQUE" "autor_email" => "rick-ii@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8644 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 972 "inscrito_id" => 3892 "titulo" => "DESENVOLVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL COM OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO LETRAS A MAIS" "resumo" => "Introdução: É visível a dificuldade dos professores-bolsistas em sala de aula para trabalhar com educação sexual (ES), pois a formação docente não aborda este tema. Por estarem em fase de identificação de gênero e sexual, enfrentando a quebra do masculino e feminino imaginários construídos pela sociedade, e por serem considerados um grupo vulnerável e que evidencia problemas relacionados à sexualidade, tais como o início de uma vida sexual ativa, gravidez indesejada, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e métodos contraceptivos, é de suma importância que pré-adolescentes e adolescentes discutam sobre sexualidade. No entanto, há, ainda, uma ausência muito grande de incentivo à prática da educação sexual de modo interdisciplinar, fazendo a junção da educação sexual com o foco da disciplina. A pesquisa visa a perceber quais são as dificuldades na temática e a necessidade de capacitação na área. Objetivos: Mostrar como a ES pode ser trabalhada e discutida dentro da sala de aula de português conciliada à transmissão do ensino focado na leitura e produção textual interdisciplinar, pois o foco do professor bolsista é um ensino dinâmico e inovador que possibilite novos temas dentro da sala de aula, incentivar os professores-bolsistas a pesquisar sobre a temática com a finalidade de o subprojeto Pibid Letras a Mais poder construir estratégias para que possa permitir um nexo maior entre a disciplina e à ES. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva (documental) através do método qualitativo-intervencionista pautada em teóricos como Rodrigues e Fontes (2002), Rufino el al (2013), Furlani (2009), Faulstich (1994) e Marcuschi (1983). A pesquisa está sendo desenvolvida com os professores-bolsistas do Pibid Letras a Mais que trabalham com alunos dos 6º e 7º anos de uma escola estadual da cidade de Montes Claros, MG. Resultados parciais: Diminuição do índice de preconceito entre os alunos e melhor entendimento sobre sexualidade e gênero; quebra da construção abstrata do masculino e do feminino; aumento da compreensão e dos níveis de prevenção de DSTs, métodos contraceptivos e gravidez indesejada. Conclusões parciais: Compreende-se, através desta pesquisa, que a vontade e a necessidade de desenvolver temáticas pertencentes à ES perpassam as relações pessoais, porque são constituintes dos sujeitos e de suas identidades (FURLANI, 2009). Educar não é algo neutro, formalizado por metodologias engessadas, pois existe uma íntima relação entre o que o professor e bolsista pensa e a sua prática pedagógica. O despreparo dos professores já formados e bolsistas sobre a ES é grande, pois a graduação que os licencia para ministrar aulas não os prepara para questões além do que um professor precisa para conduzir sua disciplina. A inserção da ES de forma interdisciplinar possibilitaria uma compreensão mais próxima à necessidade dos alunos, pois não ficaria restrita a termos técnicos utilizados pelos professores de algumas disciplinas e tampouco reduzidos à reprodução humana. Na língua portuguesa, o que mais facilita essa junção são as produções textuais e leituras, pois o aluno é exposto a várias fontes, facilitando seu acesso à ES. Por fim, percebe-se que uma capacitação aos universitários é conveniente, podendo acontecer em forma de disciplina eletiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, PIBID, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRODUÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_05_11_2014_10_10_05_idinscrito_3892_3b77a7d47db2badba5064ea8dece467a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUIZ HENRIQUE" "autor_email" => "rick-ii@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }